Museu de Arte


25/11/2010 16:01

Compartilhar:

Cris Bussab<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/CRISBUSSAB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nú<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/BUSSABOBRA.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O volume na escultura de Cris Bussab ocupa uma posição de preeminência e de vitalidade



Evitando as sugestões exteriores dos modismos, as tentações em direção a aventuras que não lhe são congênitas, Cris Bussab se empenha em fazer da escultura um organismo potenciado pela participação humana.

O figurativismo permanece, entretanto, a matriz insubstituível da linguagem plástica dessa escultora. Os resultados de sua pesquisa são pontualmente consequência da coerência de sua maneira de agir.

Encontramo-nos frente a uma artista que, mesmo aceitando os limites formais da natureza humana como ponto de partida, traduz os dados captados externamente e os concretiza em formas vitais ligadas à sua elaboração pessoal da forma. Afastando-se do ideal de beleza dos clássicos, Cris Bussab o substitui pelo da vitalidade.

O volume ocupa uma posição de preeminência. A exemplo dos artistas respeitosos da tradição, a escultora molda suas figuras até definir o fato plástico, num sistema de volumes diversamente articulados nas suas relações espaciais e vinculados pela continuidade da superfície, diferenciada por uma rusticidade pronta a acolher o fluir da luz.

Na escultura em bronze intitulada "Nu", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a plasticidade da forma realiza sua continuidade no espaço, evidenciando um duplo papel vital, seja nos plenos, seja nos vazios.





A Artista



Cris Bussab, pseudônimo artístico de Maria Cristina Maluf Bussab, nasceu em São Paulo, em 1950. Formou-se em psicologia e pedagogia e frequentou cursos na Escola Panamericana de Arte e com a artista Odete Eid. Tem se dedicado tanto à pintura a óleo e acrílico quanto à escultura em bronze e alumínio.

Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas na Olaria Oficina de Arte, Centro Cultural Pal, Vinhedo, SP (1992); Espaço Cultural do Clube Atlético Monte Líbano, São Paulo, SP (2003/2005); Interclubes, Associação Comercial do Estado de São Paulo, e Evolution, Espaço Cultural do Hospital Sírio Libanês, São Paulo, SP (2005); Academia Latino-Americana de Arte, Memorial da América Latina, São Paulo, SP (2005/2006); Homenagem aos 125 Anos da Imigração Libanesa no Brasil, Espaço Cultural Caixa Econômica Federal e Clube Atlético Monte Líbano, São Paulo, SP (2005/2006); Primeira Mostra Nacional de Artes Plásticas, Forte de Copacabana, Rio de Janeiro, RJ; e Espaço Cultural V Centenário na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, SP (2007).

Possui obras em diversas coleções particulares no exterior, no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp