Assuntos Desportivos recebe convidado para debater Copa de 2014

Saiba mais sobre este assunto consultando o Portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br)
10/08/2011 20:35

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ComAssunDesportivosMMY9009.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, Adilson Rossi, Jooji Hato, Chico Sardelli, Benedito, Pedro Bigardi, Hélio Nishimoto, Célia Leão e Enio Tatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ComAssunDesportivosMMYnomeada.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ComAssunDesportivosMMY9007.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O legado que o Mundial de 2014 deixará para o Estado de São Paulo foi tema central da fala de Gilmar Tadeu Alves, secretário especial de articulação para a Copa do Mundo de 2014, à Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 10/8.

Para Chico Sardelli (PV), presidente da comissão, e para os demais deputados e convidados presentes, Gilmar Tadeu disse que este evento trará para São Paulo melhoria na infraestrutura básica, esportiva, incremento da base tributária, do fluxo turístico e de serviços, maior oferta de empregos, capacitação e qualificação de pessoa, além de fortalecer a "marca Brasil".

Respondendo a questionamentos de Telma de Souza (PT) e Adilson Rossi (PSC) sobre os problemas referentes ao trânsito paulistano, o secretário afirmou já há estudos e medidas a respeito. Ele citou que há previsão de monotrilhos para interligar hotéis e estações de trens, ampliação e melhora nos acessos aos aeroportos, ampliação de vias, investimentos nos aeroportos e porto de Santos.

"Nos dias de jogos da seleção brasileira, será como uma espécie de feriado, como já se verificou em outras copas", observou Tadeu, afirmando que a Companhia de Engenharia de Tráfego já tem experiência com eventos de grande porte, como a Fórmula 1, quando incentiva o transporte coletivo, dando opções de bolsões em diversos pontos da cidade.

Outro fator que diminui o trânsito, segundo o convidado, é a criação de novos polos de desenvolvimento. Pedro Bigardi (PCdoB) afirmou que a criação deste polo na zona leste o agrada muito, pois repara certo abandono àquela região. No entorno do estádio que será construído em Itaquera, segundo exposição do convidado, já há reflexos deste progresso, como o shopping center, a unidade do Poupatempo, estações do Metrô e da CPTM interligadas; e futuras instalações da Fatec, criação de parque linear e novos fórum e rodoviária, dentre outras benfeitorias.

Já a deputada Célia Leão (PSDB) alertou sobre a questão da acessibilidade. "Quando se fala em acessibilidade, já se pensa numa pessoa com cadeira de rodas, mas a questão deve ser entendida de uma forma mais ampla". Ela observou que há muitas dificuldades para portadores de outras deficiências, incluindo a obesidade. Segundo a parlamentar, esse evento é uma grande oportunidade de melhorar a acessibilidade no Estado.

A comissão aprovou também o requerimento da deputada Telma de Souza (PT), que propôs convidar os presidentes da Confederação Brasileira de Futebol e da Federação Paulista de Futebol, Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero, respectivamente, para serem ouvidos futuramente pela comissão. Participaram, ainda, da reunião os deputados Enio Tatto (PT), Jooji Hato (PMDB) e Hélio Nishimoto (PSDB).

alesp