CPI vai investigar contaminação no Condomínio Barão de Mauá


16/12/2011 09:30

Compartilhar:

Vanessa Damo é autora do pedido de CPI das áreas contaminadas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2011/VANESSAdamoTOXICO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Vanessa Damo (PMDB) protocolou na quarta-feira (14/12), pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar a comercialização de áreas contaminadas do Estado de São Paulo, com enfoque especial no caso do Condomínio Barão de Mauá. O pedido de instalação da CPI foi assinado por 33 deputados.O Condomínio Barão de Mauá, onde vivem sete mil pessoas, foi construído em cima de um antigo lixão da Cofap/Magneti Marelli /Fiat localizado na cidade de Mauá. De acordo com laudo da Cetesb, 11 dos 54 prédios devem ser desocupados porque a área está contaminada e coloca em risco a saúde das famílias que residem no local. Os moradores aguardam uma decisão judicial desde 2000, quando houve uma explosão e uma pessoa morreu. "Quero convocar o presidente da FIAT e das demais empresas poluidoras, pressionando-as para que seja tomada uma atitude e as famílias indenizadas, já que há 11 anos são submetidas diariamente aos desgastes físicos e emocionais, frutos da contaminação", afirmou Vanessa. A instalação da CPI depende ainda, da decisão do presidente da Assembleia Legislativa.

Além do Condomínio Barão de Mauá, outros dois casos de áreas contaminadas foram descobertos na zona norte de São Paulo: no Shopping Center Norte e no Cingapura Zaki Narchi.(pm)

vdamo@al.sp.gov.br

alesp