Aterro sanitário de Itaquá sofre explosão


26/04/2011 10:24

Compartilhar:

Candido (à esquerda) conversa com integrante do Corpo de Bombeiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/JOSECANDIDOITAQUAx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na manhã de segunda-feira, 25/4, o aterro sanitário localizado na cidade de Itaquaquecetuba sofreu uma explosão seguida de desmoronamento, o que causou a interdição da estrada do Ribeira, que passa pelo local. Segundo os bombeiros, foram espalhadas pela via cerca de 150 toneladas de lixo.

Acionado por professores que lecionam em uma escola nas proximidades, o deputado José Candido (PT) foi até o local e ficou muito preocupado com o que viu. "É a segunda vez que isso acontece. Trata-se de uma tragédia anunciada. Infelizmente deixaram virar manchete para pensar em soluções", disse.

"Vou acionar a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia. Quero também formar uma comissão com pessoas de vários órgãos e da região para discutir soluções", afirmou o parlamentar.

As causas do acidente ainda não foram divulgadas e não há confirmação de vítimas. Segundo relato de moradores, alguns veículos passavam pelo local no momento da explosão e foram soterrados, mas a informação não foi confirmada pelos bombeiros.

A área afetada pela explosão está toda interditada, mas o aterro continua recebendo lixo. Segundo funcionários, o material está sendo colocado em outra área.

O aterro de Itaquaquecetuba recebe lixo de pelo menos mais quatro cidades: Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá. (mlf)



josecandido@alo.sp.gov.br

alesp