Reitor da Unesp agradece a deputado por recursos adicionais no Orçamento


07/04/2006 10:48

Compartilhar:

Deputado na discussão do Orçamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CHEDID UNESP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em nome de toda a comunidade unespiana, o reitor da Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho (Unesp), Marcos Macari, enviou ofício de agradecimento ao deputado Edmir Chedid (PFL), relator da peça orçamentária, pela inclusão de recursos extracota para a universidade no Orçamento de 2006.

No documento, o reitor se diz lisonjeado pelo reconhecimento que cada parlamentar teve ao apoiar a causa da educação, contemplando a Unesp com a ampliação da dotação orçamentária estabelecida no texto original enviado pelo governo.

Segundo Macari, são atitudes como essas que permitiram à Universidade Estadual Paulista atingir o grau de reconhecimento nacional e internacional que hoje a instituição desfruta, ao oferecer cursos e realizar pesquisas de altíssima qualidade.

Em 2005, tanto na relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) quanto na do Orçamento estadual, o deputado Edmir Chedid procurou assegurar mais recursos para a educação pública, que, segundo o parlamentar, é o alicerce para o desenvolvimento de uma sociedade justa e solidária.

Na tramitação da LDO, Chedid garantiu em seu relatório final o aumento de gastos com educação de 30% para 31% do Orçamento, além da destinação de 1% do total do ICMS para o Centro Paulo Souza (Fatecs e ETEs) e do aumento de 9,57% para 10% da parcela do ICMS destinada às universidades. Juntas, as propostas representariam um incremento de aproximadamente R$ 780 milhões para a educação pública estadual, não fosse o veto do governador Geraldo Alckmin às emendas aprovadas pela Assembléia Legislativa.

Na discussão do Orçamento, o relator assegurou em seu parecer uma dotação extra de R$ 10 milhões para a UNESP e conseguiu, através de um grande acordo entre as lideranças partidárias e representantes do governo, aprovar a proposta, que foi sancionada pelo governador.

Edmir Chedid reconhece que ainda é muito pouco, mas garante que os avanços conquistados no Orçamento de 2006 representam uma grande vitória, uma vez que nos anos anteriores o projeto passava pela Assembléia sem sofrer alterações.

Na opinião do deputado, a LDO e o Orçamento de 2006, aprovados pela Assembléia, fizeram com que o aumento de repasses, que é uma luta histórica de educadores e estudantes, alcançasse amplo apoio entre os deputados estaduais, que, como Chedid, continuam empenhados em garantir meios que assegurem a qualidade do ensino público no Estado de São Paulo.

echedid@al.sp.gov.br

alesp