Adina Worcman elabora suas esculturas transformando-as em corpos vivos


24/04/2007 16:27

Compartilhar:

<i>A Bela e a Fera</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/adina obra 006.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adina Worcman<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/adima.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>Vênus</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/adinaobra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por sua extrema diversificação, a arte de Adina Worcman possui voz própria. A originalidade de suas obras está no tema e na técnica que utiliza. Trata-se de uma artista versátil, que exprime sua criatividade por meio das mais diversas formas e técnicas: pintura, escultura, miniaturas e objetos. Tanto em seus retratos quanto em seus nus, como nas figuras ou em temas árduos como os sacros, podemos notar uma interpretação pessoal na sua visão objetiva, rica de espiritualidade.

A propensão a intuir as formas plasticamente se revelou muito cedo na escultura de Adina, e o traço se imprime agora na matéria a ser plasmada com significados pouco comuns. A escultora infunde, no modelo encorpado e sensível, os acentos de uma calorosa participação humana e de uma intensa interioridade.

Embora sem a preocupação de criar um "estilo próprio", felicidade e segurança no traço são virtudes que essa escultora possui em abundância, e sabe utilizá-las. A artista não faz concessões a sua criatividade: constrói suas figuras com sobriedade e as enriquece, transformando-as em corpos vivos e móveis.

Em sua escultura, podemos descobrir até mesmo um paradoxo: fazer crer aos modelos que desenvolve suas próprias qualidades, modelando seus defeitos. Nada retrata melhor os seres humanos que demonstrar suas fragilidades físicas ou morais. Trata-se de uma responsabilidade! A escultura o permite: o desenho, a firmeza do traço, a segurança da harmonia aceitam-na.

Evidentemente, Adina Worcman transfere para a escultura a sua sensibilidade e o vigor de um método construtivo já provado em suas múltiplas experiências. Suas obras Vênus e A Bela e a Fera, doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, obedecem a uma racionalidade poética pessoal, cujas regras de fato criam novos equilíbrios espaciais ou, se desejarmos, desenvolvem uma visão escultórica essencial em suas formas.



A artista

Adina Worcman nasceu em Rosenheim, Alemanha, em 1948, tendo vindo para o Brasil em fins de 1953. Fixou residência em São Paulo, onde hoje realiza suas inúmeras atividades de artista plástica, pedagoga e professora.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas, entre elas: Salão Feminino, Rio de Janeiro (1988); Salão de Artes Tenochtitlan, Centro Cultural José Marti, Cidade do México (1988); VII Salão de Artes da Universidade São Judas Tadeu, São Paulo (1988); Galeria Atualidades, Hebraica, São Paulo (1989); Salão de Artes Macchu Picchu, Instituto Nacional de Cultura, Cuzco, Peru (1989); Salão de Artes Destaque, PUC, Curitiba, PR (1989); IV Salão Internacional das Nações, São Paulo (1989); Expo Art Sírio, Esporte Clube Sírio Libanês, São Paulo (1990); Grande Prêmio Brasil de Obras Premiadas, Centro de Convenções Rebouças, São Paulo (1990); Espaço Cultural La Provence (1990); IX Salão de Artes da Universidade São Judas Tadeu (1990); Câmara Municipal de São Paulo (1991); Cia. de Seguros do Estado de São Paulo, São Paulo (1991); Espaço Cultural da Assembléia Legislativa, São Paulo (1991); Academia Brasileira de Artes, São Paulo (1992); Espaço Cultural Brasilton, São Paulo (1993); Galeria Documenta, São Paulo (1995); Espaço Cultural Gávea, Rio de Janeiro (1997); Espaço Cultural Infraero TAM, Aeroporto de Congonhas, São Paulo (1999); Sala VIP Diners Club Aeroporto de Cumbica, Gurulhos, SP (1999); "Arte Mulher", Espaço Cultural Leonardo da Vinci, São Paulo (2000); Sala VIP Diners Club Aeroporto de Congonhas, São Paulo (2000); IV Salão Interclubes de Artes Plásticas, Clube Paineiras do Morumby, São Paulo (2000); Espaço Cultural La Basque Jardins, São Paulo (2000); e Acervo da Galeria Espaço Arte M. Mizrahi, São Paulo (2001).

Paralelamente, desenvolveu esculturas-troféus para: Natura Cosméticos (1996); Hebraica (2000 e 2001); e homenagem ao empresário Samuel Klein (2001). Possui obras em diversas coleções particulares no Brasil e no exterior e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp