Frente Parlamentar das Hidrovias está na reta final dos trabalhos


10/11/2006 18:24

Compartilhar:

Deputado João Caramez (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CaramezHidrovias.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar das Hidrovias (FPH), coordenada pelo deputado estadual João Caramez (PSDB), realizou nesta terça-feira, 7/11, o penúltimo encontro dos grupos de trabalho. Nessa reunião, os envolvidos discutiram a regulação e as questões ambientais e tributárias pertinentes ao tema. O evento aconteceu no auditório Teotônio Vilela, na Assembléia Legislativa.

A FPH, criada em maio deste ano, tem por objetivo elaborar um aprofundado estudo sobre a hidrovia Tietê-Paraná, a fim de estimular e desenvolver o transporte hidroviário. As conclusões desse trabalho servirão como base na elaboração de uma minuta do Plano Estadual de Hidrovias, que será encaminhado, em fevereiro, ao governador eleito José Serra. A frente é composta por diversos segmentos da sociedade, incluindo a Associação Paulista de Municípios (APM), a Marinha do Brasil e o Departamento Hidroviário.

Um dos desafios apontados pelo grupo de trabalho é a necessidade de implantação de uma política tributária que estimule o transporte hidroviário e facilite o transbordo, ou seja, a transferência de cargas, para diferentes modais de transporte.

Os integrantes dos grupos também ressaltaram as vantagens de uso da hidrovia, como menores custos operacionais, aumento da eficiência energética, maior capacidade de concentração de carga, maior segurança no transporte humano e de carga e, especialmente, redução do desgaste das rodovias.

"A hidrovia Tietê-Paraná tem um grande potencial econômico, social e ambiental a ser explorado, pois os benefícios para o Estado de São Paulo seriam inúmeros, sobretudo desafogar o tráfego das rodovias e, conseqüentemente, reduzir a poluição", explicou o deputado João Caramez.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp