Olimpíadas 2004: Atletas brasileiros sonham com medalhas em Atenas


13/08/2004 19:40

Compartilhar:

O judoca Henrique Guimarães participou de programa da TV Assembléia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/esphenri.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Entusiasticamente aplaudida pelo público presente no Estádio Olímpico de Atenas, a delegação brasileira participou da cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2004 trajando uniforme inspirado no verde das matas. Torben Grael, medalhista olímpico na vela, foi o porta-bandeira da delegação brasileira, a maior da história, composta por 246 atletas.

Mesmo sem o futebol e o basquete masculinos, milhões de brasileiros sonham com a conquista de medalhas em várias modalidades.

A tradição de nossos judocas nos jogos olímpicos são uma das esperanças nacionais. Henrique Guimarães, medalha de bronze, integra a equipe de judô, e já esteve em duas olimpíadas. Junto com outros atletas, ele esteve em visita à Assembléia, depois de participar dos jogos Panamericanos de São Domingos, em 2003 e participou de programa da TV Assembléia, no qual demonstrou grande determinação para trazer uma nova medalha olímpica de Atenas. Contou que treina desde os cinco anos de idade, mas que as competições têm horário preciso e se o atleta não está bem naquele exato instante pode desperdiçar anos de treino. Segundo o judoca, o investimento feito pelo Comitê Olímpico Brasileiro é ainda muito pouco se comparado a países como o Canadá. "Muitos atletas no Brasil precisam ter um emprego remunerado para sobreviver e não conseguem tempo para treinar", disse o judoca. Mas apesar das adversidades, nossos atletas terão em Atenas a grande chance de conquistar seus sonhos.

alesp