Isamu Kojima: o fascínio pela terra

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
14/07/2010 14:20

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Isamu Kojima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/DSC_0027.NEF.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Terra brasileira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/massaobra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A temática predileta do pintor Isamu Kojima é a terra, sobretudo vista do alto, de pontos os mais diversos, revela o mundo maravilhoso e fascinante da natureza. Para alcançar esse efeito, o artista se utiliza de cores diluídas que reforçam a componente onírica que sobressai de suas obras.

Uma das características de sua pintura consiste na capacidade de conservar também nas obras mais aparentemente informais uma ressonância de realidade.

A pesquisa de Isamu Kojima é animada por fantasiosas ascenções cromáticas, uma meditada estruturação visual e espacial onde a luz difundida desengaja, em fluidos rítmicos as formas da própria emoção visiva.

Os chamados elementos plásticos da realidade são reduzidos pelo artista em essenciais planos que projetam a terra numa relação de intensa construção tonal, onde cada traço se abre num ritmo orgânico unitário e a cor pontualiza o interior do processo osmótico em direção a uma maior espacialidade da imagem, mas também em direção a atmosferas luminosas rarefeitas.

Na obra "Terra brasileira 2", doada por Kojima ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a ideia abstrata encontra um seu ponto de convergência e uma mais plausível objetivação.



O artista



Isamu Kojima nasceu em Fukuoka, Japão em 1938, tendo se formado em 1963 pela Fukuoka Gakugei University.

É atualmente professor da Nishinippon Junior College na sua cidade natal.

Participou de inúmeras exposições coletivas na Coréia, Japão, Bangadesh e no Brasil notadamente no Salão Paulista de Arte Contemporânea (1975, 1976 e 1977), Salão de Arte Contemporânea de Itu (1976), Bienal de São Paulo (1976), Salão de Arte Contemporânea de Santo André (1976) e Salão Bunkyo (1977).

Entre as exposições individuais destacam-se: Muraokaya Gallery, Fukuoka (1985), Gallery Tawaru, Fukuoka (1986 e 1987), Galeria Deco, São Paulo, Brasil (1987,1998, 1999,2002 e 2005), Gallery Oishi, Fukuoka (1988 e 1992), Gallery Santensho, Kumamoto (1989), JRYufuin Art Hall, Yufuin (1993 e 2005), Yufuin Gallery, Yufuin (1994), Gallery Santensho, Kumamoto (1995), Gallery Gen, Fukuoka (1997), Gallery Sel, Fukuoka (1998), Gallery Dordogne, Yufuin (1999, 2001, 2006 e 2007), Hotel Taishokan Hall, Yufuin (2000), Mitsui Design Center, Fukuoka (2001), LGC Arte e Hoje, Rio de Janeiro, Brasil (2001), Walter Wickiser Gallery, Small Works Room Exhibit, New York, NY (2001), Aceroo Art Gallery, Curitiba, Parana, Brasil (2002), Sawara Museum, Ruue, Fukuoka (2003), Gallery Youseidou, Tokyo (2003, 2004 e 2006), Gallery Santensho, Kumamoto (2004), Gallery Subaru, Saitama (2004), Liu Haisu Art Museum, Shanghai, China (2004), Casa Thomas Jefferson Art Galeria, Brasilia, Brasil (2005), Zainul Gallery, Dhaka, Bangladesh (2006), Sawara Museum, Ruue, Fukuoka (2006), Lujosol Ashiya, Hyougo (2007), Atelier Art Space, Yokohama (2007), Galeria Spazio Surreale, São Paulo (2010).

Possui obras em diversas coleções particulares, em museus do Japão, China, Bangladesh e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp