Solicitada verba para reforma do Mercado de Peixes de Santos


07/12/2010 14:37

Compartilhar:

Mercado de Peixes (Foto de Cândido Gonzalez - PMS)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/PAULOALEXPEIXES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) solicitou, através de emenda parlamentar, R$ 700 mil do orçamento estadual para a reforma e adequação do Mercado Municipal de Peixes da Ponta da Praia, em Santos. A indicação da verba atende solicitação do prefeito João Paulo Papa (PMDB).

A ideia é melhorar a infraestrutura física do tradicional ponto de venda de pescados da cidade e dotá-lo de novos atrativos para moradores e turistas. O projeto elaborado pela prefeitura levou em consideração a opinião dos permissionários do mercado. Entre as sugestões apresentadas, está a instalação de uma lanchonete para a venda de petiscos do mar. Eles também solicitaram a colocação de balcões frigoríficos para a venda dos produtos.

Outra reivindicação diz respeito à construção de um mirante na cobertura do prédio. Com vista privilegiada, o imóvel permitiria que as pessoas acompanhassem a passagem dos navios que entram e saem do Porto de Santos.

"Vamos trabalhar para que o recurso seja liberado rapidamente. O Mercado de Peixes de Santos é um local de referência para quem procura peixes e frutos do mar de boa qualidade e procedência. Ao final da reforma, o imóvel será também um importante ponto de visita de turistas", disse Paulo Alexandre.



História

O Mercado de Peixes José Augusto Alves, popularmente chamado de Mercado de Peixes da Ponta da Praia, foi inaugurado em 1982. A denominação foi feita em homenagem ao ex-presidente da Cooperativa Mista de Pescas Nipo-Brasileira e um dos maiores comerciantes de pescados da região. A obra foi iniciada e entregue pelo ex-prefeito e atual parlamentar Paulo Gomes Barbosa.

Com cerca de 1.200 metros quadrados, o mercado tem 15 boxes dotados de vitrinas para a exposição dos peixes. O local também abriga salas para a administração e fiscalização, sanitários, bancos, estacionamento para carros, além de uma fábrica de gelo.

A obra foi executada pela Progresso Desenvolvimento de Santos (Prodesan), empresa controlada pela prefeitura. O objetivo foi atender os ambulantes que comercializam seus produtos nas vias próximas ao serviço de travessia de balsas, no Ferry Boat. Na época, o prefeito também regulamentou a atividade, garantindo melhores condições de trabalho e higiene aos comerciantes.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp