Solicitada verba para reforma do Mercado de Peixes de Santos
O deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) solicitou, através de emenda parlamentar, R$ 700 mil do orçamento estadual para a reforma e adequação do Mercado Municipal de Peixes da Ponta da Praia, em Santos. A indicação da verba atende solicitação do prefeito João Paulo Papa (PMDB).
A ideia é melhorar a infraestrutura física do tradicional ponto de venda de pescados da cidade e dotá-lo de novos atrativos para moradores e turistas. O projeto elaborado pela prefeitura levou em consideração a opinião dos permissionários do mercado. Entre as sugestões apresentadas, está a instalação de uma lanchonete para a venda de petiscos do mar. Eles também solicitaram a colocação de balcões frigoríficos para a venda dos produtos.
Outra reivindicação diz respeito à construção de um mirante na cobertura do prédio. Com vista privilegiada, o imóvel permitiria que as pessoas acompanhassem a passagem dos navios que entram e saem do Porto de Santos.
"Vamos trabalhar para que o recurso seja liberado rapidamente. O Mercado de Peixes de Santos é um local de referência para quem procura peixes e frutos do mar de boa qualidade e procedência. Ao final da reforma, o imóvel será também um importante ponto de visita de turistas", disse Paulo Alexandre.
História
O Mercado de Peixes José Augusto Alves, popularmente chamado de Mercado de Peixes da Ponta da Praia, foi inaugurado em 1982. A denominação foi feita em homenagem ao ex-presidente da Cooperativa Mista de Pescas Nipo-Brasileira e um dos maiores comerciantes de pescados da região. A obra foi iniciada e entregue pelo ex-prefeito e atual parlamentar Paulo Gomes Barbosa.
Com cerca de 1.200 metros quadrados, o mercado tem 15 boxes dotados de vitrinas para a exposição dos peixes. O local também abriga salas para a administração e fiscalização, sanitários, bancos, estacionamento para carros, além de uma fábrica de gelo.
A obra foi executada pela Progresso Desenvolvimento de Santos (Prodesan), empresa controlada pela prefeitura. O objetivo foi atender os ambulantes que comercializam seus produtos nas vias próximas ao serviço de travessia de balsas, no Ferry Boat. Na época, o prefeito também regulamentou a atividade, garantindo melhores condições de trabalho e higiene aos comerciantes.
pabarbosa@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições