Assembléia sedia 1º Festival Afrikambo de Cultura e Arte Negra

Evento conta com a presença do jogador americano Carroll Williams
22/08/2002 18:21

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Com o objetivo de mostrar e resgatar características das diversas vertentes da cultura afro-brasileira que contribuem para o conhecimento, propagação e fortalecimento dos costumes e tradições culturais e a importância do negro na história do Brasil, está sendo realizado na Assembléia Legislativa o 1º Festival Afrikambo de Cultura e Arte Negra.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do consagrado jogador de futebol americano Carroll Williams, que falou da importância de os negros se envolverem em projetos empresariais que lhes dêem uma melhor qualidade de vida, principalmente aos jovens. ?É preciso fazer um trabalho grande com os jovens, pois eles são o futuro deste país. Precisamos trabalhar juntos para que eles possam participar e lutar por uma sociedade melhor?, declarou.

Projeto Afrikambo

O Afrikambo é um projeto do Centro Cultural Àdìmúla Ilé Àse Òrisà, entidade que tem como objetivo unir diferentes povos em prol da ética social e incentivo educacional, promover a difusão da cultura e valores étnicos através dos meios de comunicação, seminários, palestras, congressos e exposições.

Na língua Yorubá, Afrikambo significa ?a África está chegando?. O projeto Afrikambo visa assim resgatar a cultura dos povos africanos, traçando sua trajetória histórica em direção a diferentes países do mundo e as influências culturais, artísticas e religiosas mantidas e transmitidas por afrodescendentes. Recuperar o elo com o passado, discutir as questões de identidade étnico-cultural, políticas e ações afirmativas concretas relativas aos afrodescendentes são algumas das intenções deste projeto, que está sendo realizado entre os dias 21 e 23 de agosto na Assembléia Legislativa e no dia 27 de agosto, na Assembléia Legislativa e na Câmara Municipal de São Paulo, onde estão ocorrendo palestras sobre temas de saúde, educação, política e negócios, proferidas por personalidades que desenvolvem trabalhos em prol da comunidade afrodescendente.

BOX

Carrol Williams

Consagrado jogador negro de futebol americano, foi considerado um dos atletas profissionais de maior influência na história da Flórida. Em 1960 foi o primeiro negro daquele Estado americano a jogar em colégio de pessoas brancas e o primeiro afro-americano a ocupar o cargo de técnico de futebol da Universidade de Miami, Flórida.

Carrol Williams, formado pela Universidade College Xavier Cincinnati, de Ohio, doutorou-se em Educação, Filosofia e Comunicação pela Universidade da Northern Colorado. O atleta transformou-se em líder internacional nas lutas pelos direitos civis dos negros e num dos mais respeitados políticos na Sociedade Negra dos Estados Unidos. Atualmente preside a empresa Golden Eagle Communication e representa o Estado da Flórida como palestrante em todas as partes do mundo.



ERRAMOS

No Diário Oficial desta quinta-feira, 22/8, cometemos um erro na legenda da fotografia que ilustra a matéria Assembléia sedia 1º Festival Afrikambo de Cultura e Arte Negra. A pessoa retratada é o juiz do trabalho Celino Bárbara e não o jogador de futebol americano Carroll Williams, como publicamos.

alesp