Acervo Artístico da Assembléia Legislativa ganha tela "Rio Atibaia"


16/08/2002 18:28

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O pintor e escultor Marcos Guimarães doou, nesta sexta-feira, 16/8, ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa a tela "Rio Atibaia", que permanecerá exposta em um dos corredores do terceiro andar do Palácio 9 de Julho.

Marcos Guimarães reside em Valinhos e pinta desde 1974. A obra doada à Assembléia faz parte do projeto "Conteporâmicas Brasileiras". O título do projeto, explica o autor, faz a fusão das palavras contemporênea e panorâmica. O objetivo do artista é formar uma coleção de obras com visões de 15 parques nacionais brasileiros. O trabalho consiste na elaboração de imagens inéditas com cenários muito amplos e com altos contrastes de luz. As obras são de grandes dimensões, algumas atingem 6 metros.

Em cursos feitos na Itália, Marcos Guimarães aprendeu a preparar suas próprias telas em linho e a coloca-las em bastidores de alumínio que às vezes medem 5 metros e meio de largura, com apenas setenta ou oitenta centímetros de altura. O pintor quer abarcar os 180 graus de horizonte das paisagens.

O Acervo Artístico

Com a tela "Rio Atibaia", o Acervo Artístico da Assembléia já conta com o total de 55 obras. Ele deverá ser inaugurado ate o fim do mês, segundo informou o superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia, Emanuel von Lauenstein Massarani. As obras ficarão distribuídas entre os corredores do palácio e divididas por temas como O Homem e a Paisagem Brasileira, gravuras, obras abstratas e esculturas.

alesp