Parlamentar comparece a palestra do secretário da Segurança


15/02/2005 18:07

Compartilhar:

Deputado Pedro Tobias e Saulo de Castro Abreu Filho, secretário de Segurança Pública do Estado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Tobias Bauru 14fev.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Pedro Tobias

O vice-líder do governo na Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Pedro Tobias (PSDB) marcou presença na manhã de segunda-feira, dia 14, nas dependências da Instituição Toledo de Ensino (ITE), em Bauru. O parlamentar tucano acompanhou a palestra sobre direito penal proferida pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Saulo de Castro Abreu Filho, que abriu o ano letivo da Faculdade de Direito da ITE e marcou o início de 45 eventos que serão promovidos pelo Núcleo de Atividades Complementares (NAC) da faculdade durante o semestre. Em nome da Instituição, Pedro Tobias entregou uma placa ao secretário.

Diante de um auditório repleto, Saulo de Castro ressaltou as novas tecnologias que estão sendo implementadas pelo governo do Estado para combater o crime e agilizar a justiça. Enfatizou a criação de salas de vídeo conferência nos presídios, cadeias e delegacias especialmente adaptadas para permitir a perfeita execução das etapas do processo, principalmente nos interrogatórios dos acusados, das vítimas e das testemunhas. "Em março, vamos instalar as salas de vídeo conferência em seis varas criminais da Capital, no presídio de segurança máxima de Presidente Bernardes e na penitenciária de Iaras", revelou.

Na avaliação do secretário da Segurança, a implantação das salas de vídeo conferência irá trazer grandes economias aos cofres do governo do Estado, que hoje é obrigado a fazer a escolta policial dos presos que são interrogados. "Atualmente, a escolta policial envolve 4.800 PMs e 1.700 viaturas. Para se ter uma idéia do custo, a Secretaria gasta cerca de 10% do orçamento com a escolta de presos, ou seja, cerca de R$ 700 milhões por ano", explicou.

Além da questão econômica, Saulo de Castro afirmou que a sala de vídeo conferência também será um grande avanço no sentido de tornar a Justiça mais ágil e garantiu que ela é absolutamente constitucional. "Os interrogatórios continuarão sendo feitos, as testemunhas continuarão sendo ouvidas e os acusados tendo amplo direito de defesa", declarou. "A sala de vídeo conferência é uma nova forma procedimental, usando uma tecnologia de alta velocidade que integrará todos os pontos em tempo real".

Já o diretor da Faculdade de Direito da ITE-Bauru, promotor e professor José Roberto Martins Segalla, agradeceu a presença do secretário e anunciou que a Instituição Toledo de Ensino está firmando convênio com o Estado para que alunos de Direito da referida instituição de ensino sejam contratados como estagiários nas delegacias de polícia de Bauru.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp