Solenidade em homenagem aos direitos culturais


18/11/2009 17:42

Compartilhar:

Nadir de Campos Jr., Paulo Dias Moura Ribeiro, Fernando Capez, João Manoel, Eduardo Lima e Valéria Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/ATOSOLCULTMESAROB_4405.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Carlos Martins e o jovem violinista Josué<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/ATOSOLCULTjoaoCarlosMartinseJosue19ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi realizado nesta terça-feira, 17/11, no auditório Franco Montoro, ato solene em homenagem aos direitos culturais. Promovido e coordenado pelo deputado Fernando Capez (PSDB), o evento contou com a participação do desembargador Paulo Dias Campos, diretor da Escola Paulista de Magistratura, João Manoel da Costa Neto, representando a Secretaria estadual de Cultura, o promotor de Justiça, Nadir de Campos Júnior, o juiz, Eduardo Lima, e a participação especial do maestro João Carlos Martins.

"A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu artigo 27, refere-se ao direito à cultura e aos benefícios culturais que advêm do progresso. O direito à cultura é complementado por todos os outros direitos, e deve ser garantido pelo Estado. Pensando na possibilidade de que todos tenham acesso à cultura, e inspirado pelo exemplo de cidadania e superação do nosso maestro João Carlos Martins, protocolei um projeto de lei na Assembleia instituindo o Dia Estadual dos Direitos Culturais", declarou Fernando Capez. O deputado citou a trajetória de Martins, que, impossibilitado de continuar a ser pianista devido à perda dos movimentos do braço direito, não se abateu e fez curso de regência. Três anos depois, já como maestro, foi aplaudido de pé no Carnegie Hall, em Nova Iorque, regendo a orquestra Bachiana Filarmônica. Segundo Capez, Martins atualmente à frente das orquestras Bachiana Filarmônica e Bachiana Jovem SESI/SP, desenvolve um trabalho com jovens carentes, dando-lhes a oportunidade de iniciação no mercado de trabalho. O maestro, ao final do evento, executou obras eruditas e populares em um teclado, acompanhado pelo violino do jovem Josué, aluno da Bachiana Jovem.

alesp