Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Edu das Águas


24/08/2011 11:11

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/MUSEUEdudasAguas2.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edu das Águas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/MUSEUEdudasAguas1.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barcaça no Rio Tietê<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/Museuedudasaguas.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na defesa do Tietê, Edu das Águas reúne a plástica estática e a dinâmica



Defensor incontestável do Tietê, Edu das Águas tornou-se há muitos anos um verdadeiro arauto do rio dos Bandeirantes pintando-o nas mais diversas situações. Dotado de uma natural vocação que sempre teve interiormente, o artista manifesta uma notável habilidade no desenho e sua paixão pela cor que domina através de uma técnica autêntica e segura.

O cromatismo de suas obras é resultado de uma forte e, ao mesmo tempo, sensível personalidade que o transforma em expressões que transmitem a sensação de respirar uma onírica atmosfera.

Graças a suas cores, às formas elegantes, às linhas rigorosamente matemáticas, Edu das Águas consegue, com extrema habilidade e equilíbrio, reunir a plástica estática e a dinâmica. Sem faltar ao respeito devido ao tema escolhido, ao mesmo tempo defende o direito do artista à liberdade.

A obra Barcaça no Rio Tietê, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, evidencia a calibrada exatidão do conteúdo. O que de imediato sobressai nessa obra bem como na intensa criação do artista é sua extrema coerência de estilo. Trata-se da continuidade de intenções expressivas de uma pesquisa formal de fundo poético.



O artista



Edu das Águas, pseudônimo artístico de Eduardo Marques de Jesus nasceu em São Paulo. Dedica-se à pintura há mais de 55 anos, tendo atuado também como ilustrador, diretor de arte e chefe de criação de inúmeras agências de publicidade na capital paulista.

Nestes últimos 20 anos, pintar o Rio Tietê tornou-se o seu tema preferido. Com o apoio da ONG SOS Mata Atlântica tem procurado colaborar na conscientização da população e das autoridades sobre a importância de despoluir o rio dos Bandeirantes, através de suas obras e de sua participação em eventos ecológicos.

Participou de inúmeras exposições na Assembleia Legislativa de São Paulo; Salão Anual de São José dos Campos; Centro Cultural da Marinha, SP; Salão Anual de Arte de Mogi Mirim; Parque Ecológico do Tietê; Associação Paulista de Belas Artes; Clube A Hebraica, Senado Federal, Brasília, DF; SENAI, Casa de Cultura, Botucatu; Clube de Regatas Tietê, Clube Espéria; Salão de Artes Benedito Calixto, Itanhaém; Clube Paulistano, FIESP, EMBRATUR, Brasília, DF; Salão Anual, Catanduva; Florais, Ribeirão Preto; Feinemann Gallery, Nova York, Estados Unidos; Hagaai Institute, Cingapura; Abbey School, Londres, Inglaterra.

É membro da Associação Paulista de Belas Artes e suas obras encontram-se nos acervos dos artistas Milton Nascimento, Maria Betânia, Caetano Veloso em inúmeras coleções particulares nos Estados Unidos, Israel e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp