Placas indicativas de estações poderão ter versão em espanhol e inglês


13/09/2011 20:20

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/placaaeroporto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As mensagens das placas indicativas em estações rodoviárias, metroviárias, ferroviárias e aeroportos paulistas deverão conter, além do português, os idiomas espanhol e inglês, se for aprovado o PL 834/2011, do deputado Alencar Santana (PT). As placas a terem indicações complementares em idioma estrangeiro deverão ser as que orientam sobre localização de bilheterias, áreas de embarque e desembarque, entrada e saída, estacionamento, escadas, elevadores, sanitários, por exemplo.

"A língua inglesa é a língua principal no mundo dos negócios e, além disso, o Brasil está inserido na América Latina, onde a maior parte dos países tem o espanhol como língua principal", ressalta Alencar Santana.

Segundo o deputado, a Região Metropolitana de São Paulo atrai inúmeras pessoas provenientes dos mais variados países, que vêm para São Paulo para reuniões, convenções e turismo. A capital sediará a abertura da Copa do Mundo de 2014, o que atrairá turistas estrangeiros. A Olimpíada de 2016, embora sediada no Rio de Janeiro, também deve atrair turistas a São Paulo, dados os atrativos e a proximidade entre as duas cidades, o que justifica a preocupação com a tradução das placas de informação.

alesp