Fuzinatto: um justo equilíbrio entre o geométrico e o figurativo

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
01/08/2006 15:49

Compartilhar:

Fuzinatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Fuzinatto2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt=""Madalena" Clique para ver a imagem ">

O vigor constitui uma característica da obra de Fuzinatto, onde o cromatismo e seus ritmos, as formas e suas imagens surgem sem dificuldades e com elã. São obras de estilo conciso e viril, em que se identificam as aspirações e as pesquisas de um artista que se exprime com seriedade.

Jovem pintor de grande talento, sua vontade artística, tenaz e laboriosa é servida por dons inatos. A figura é uma constante em suas criações de tonalidades fortes e de grande energia de expressão. São construções severas e de rigorosa economia de valores.

As telas ressaltam o elemento pintura. O tema é tratado com vivacidade e com certas referências cubistas. No conjunto, é fácil notar uma mão firme, um desenho preciso e uma luminosidade equilibrada. Os acostamentos são de escolha segura, com particularidades que não chegam às minúcias.

A impressão de felicidade e de plenitude interior que suas criações nos deixam, independentemente da imagem que representam, é ligada à atitude interior que as determinou. Trata-se de um artista consciente de elaborar uma pintura pessoal agindo em plena liberdade, enquanto dá vida a uma imagem que se delineia exclusivamente com meios próprios.

Em "Madalena", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Fuzinatto se move perfeitamente e se impõe dentro de critérios aparentemente contraditórios, onde nascem formas geométricas envolvendo sempre uma figura central cercada de um cromatismo expressivo.



O artista

Fuzinatto, pseudônimo artístico de Osvaldo Dias Junior, nasceu em Dracena (SP), em 1978. Ligado ao meio rural, de onde tirou todas as ferramentas para desenhar e pintar, teve a terra como papel e o graveto como lápis. Até os 7 anos de idade, desenhou no chão de terra, enquanto seus pais trabalhavam na lavoura de café.

Criou-se no campo em Junqueirópolis (SP), onde trabalhou e fez o 1° e o 2° graus. Entrou na Faculdade de Educação Artística de Dracena (mantida pela Fundec " Fundação Dracenense de Educação e Cultura), onde obteve licenciatura. É graduado "lato sensu" em "O Ensino do Texto: Teoria e Prática na Sala de Aula", pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, campus de Presidente Prudente.

Participou ainda de um curso de história da arte ministrado pelo professor Arnaldo Aparecido Filho, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e de um curso de história no Departamento de Ciência Humanas, no campus de Três Lagoas.

Esteve presente em diversas mostras individuais e coletivas no interior de Mato Grosso do Sul e São Paulo e no Espaço Cultural da Unifieo, de Osasco (SP). Sua obra foi selecionada para participar do livro "Itália Brasil Arte 2007", editado pela Galeria Spazio Surreale e pelo Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo.

alesp