Especialista propõe mudanças de paradigmas da educação física


30/11/2005 17:17

Compartilhar:

Daniel Carreira Filho, mestre em Educação Física e diretor de campus da UNICSUL<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Simpesp1 Daniel Carreira mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edson Antônio Edinho da Silva, prefeito de Araraquara<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Simpesp1 Edinho Silva mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Daniel Carreira Filho, mestre em Educação Física e diretor de campus da UNICSUL, defendeu a necessidade da mudança de paradigmas para que todos tenham acesso ao esporte e ao lazer. O professor participou, nesta quarta-feira, 30/11, da abertura do segundo dia do Simpósio Capacitação em Gestão Esportiva, que ocorre na Assembléia Legislativa. Ele afirmou que os responsáveis por implementar políticas públicas de esporte e lazer nos municípios precisam acreditar que é possível atingir bons resultados respeitando a realidade e os interesses locais. "Não é necessário esperar que sejam montadas estruturas sofisticadas, com equipamentos de última geração, para que a população possa se integrar nas atividades propostas pela prefeitura. Basta implementar atividades nos espaços existentes no bairro", afirmou Daniel.

A integração dos programas municipais tendo como foco aglutinador o esporte foi defendida pelo prefeito de Araraquara, Edson Antônio Edinho da Silva, na exposição que fez sobre o projeto de esporte e lazer desenvolvido por sua administração. "Araraquara tem hoje diversas escolinhas de esporte que desenvolvem 17 modalidades. Elas estão integradas com ações das outras secretarias. Se a criança ou o adolescente necessitam de um acompanhamento psicológico, por exemplo, são encaminhados para o atendimento. Se for necessária a visita da assistente social à sua casa, isso é feito. A integração entre os programas é fundamental", afirma Edinho.

Para o prefeito, a cidade deve separar as ações voltadas para o lazer e esporte da população do esporte de competição, que exige outra formatação e deve receber os recursos por meio de patrocínio de empresas privadas. "É importante que a cidade tenha também seu nome defendido por uma equipe de ponta, pois isso estimula a construção de uma identidade e estimula a prática do esporte em geral", disse.

A municipalização do esporte, semelhante ao que acontece com o SUS na área da saúde, com uma gestão tripartite (união, estado e município), foi defendida pelo prefeito de Araraquara ao finalizar sua palestra.

alesp