Regionalização do hospital de Itanhaém


04/07/2007 20:09

Compartilhar:

Samuel Moreira com lideranças e técnicos do Consaúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SAMUEL MOREIRA HOSP ITANHAEM B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Samuel trabalha para agilizar a regionalização do hospital, que está sob a responsabilidade da prefeitura de Itanhaém e será devolvido ao Estado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SAMUEL MOREIRA HOSP ITANHAEM A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Samuel Moreira (PSDB) reuniu nesta quarta-feira, 27/6, na Assembléia Legislativa, lideranças de Itanhaém e Peruíbe e técnicos do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (Consaúde) para esclarecer dúvidas sobre o processo de regionalização do Hospital de Itanhaém, que beneficiará também os municípios de Peruíbe e Mongaguá. Samuel trabalha para agilizar a regionalização do hospital, que está sob a responsabilidade da prefeitura de Itanhaém e será devolvido ao Estado, que, por sua vez, passará a gestão para o Consaúde " consórcio responsável pelo gerenciamento do Hospital Regional Vale do Ribeira (Pariquera-Açu) e do Hospital São João (Registro), duas principais unidades da região.

"A decisão política está tomada. Agora, precisamos nos adequar tecnicamente, porque o município de Itanhaém está tendo dificuldade para manter o hospital", afirmou o deputado, que tem conversado com o governador José Serra e o secretário Luiz Roberto Barradas Barata sobre a questão. A superintendente do Consaúde, Maria Cármen Amarante Botelho, explicou que a pedido do prefeito de Itanhaém, João Carlos Forssel, fez um levantamento da situação da unidade e pediu ajuda ao deputado Samuel Moreira para uma solução, já que a unidade é mantida pela prefeitura e atende regionalmente.

Maria Cármen também falou sobre a proposta de gestão do Consaúde, que prevê ampliar de 5 para 10 o número de leitos da UTI neonatal (para recém-nascidos). Informou ainda que a prioridade será zerar a demanda reprimida de mil cirurgias de média e baixa complexidade nos três municípios. Acrescentou que, para a Secretaria da Saúde reassumir o hospital, será preciso separar os serviços que são de responsabilidade do município, como pronto-socorro, atendimento às especialidades e fisioterapia. "O hospital só atenderá cirurgias de média e baixa complexidade e problemas que não forem resolvidos no pronto-socorro, por intermédio da Central de Regulação."

samuelmoreira@al.sp.gov.br

alesp