Audiências apuram necessidade de mais investimentos para a região sul

Audiência Pública
09/08/2005 16:39

Compartilhar:

Deputado Hamilton Pereira em audiências públicas que debateram o Orçamento Estadual para 2006 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAMILTON AUDIENCIAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As audiências públicas que debateram o Orçamento Estadual para 2006 realizadas nesta segunda-feira, 8/8, em Itapeva e Itapetininga, deram mostras da situação de abandono da região em relação aos investimentos por parte do governo do estado. Essa foi a conclusão do deputado Hamilton Pereira (PT), que esteve presente aos debates e assumiu o compromisso de apoiar todos os pedidos encaminhados pelos participantes das audiências.

A experiência, coordenada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa, foi considerada por Hamilton Pereira como uma iniciativa muito importante e demonstrou o quanto a população está carente desse tipo de debate. "A freqüência do público foi muito representativa, se levarmos em conta o horário (comercial) em que as audiências foram realizadas. A veemência com que as demandas foram apresentadas também nos mostrou o tamanho da expectativa da sociedade, que há tanto tempo não era ouvida sobre seus anseios", completa.

Em Itapeva, onde a audiência teve reuniu cerca de 150 pessoas, o principal problema apresentado foi a necessidade de investimentos para que a Santa Casa Municipal seja transformada em Hospital Regional. Segundo o prefeito de Itapeva, Luiz Cavani, que também é presidente do Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudeste (Condersul), a Santa Casa atende a população de 18 municípios da região, apesar de não receber recursos para tanto.

Outras reivindicações apresentadas e reiteradas por diversos participantes foram a criação da Direção Regional de Saúde (DIR) de Itapeva, da 16a Região Administrativa do estado e a pavimentação da SP-249, que liga os municípios de Ribeirão Branco e Apiaí. A estrada é considerada fundamental para o desenvolvimento da região, além de diminuir o trajeto entre os dois municípios em cerca de 100 km. Estiveram representados na audiência, os municípios de Ribeirão Branco, Guapiara, Capão Bonito e Apiaí.

O público também lotou o plenário da Câmara Municipal de Itapetininga, onde estiveram representantes dos municípios de São Miguel Arcanjo, Angatuba, Sarapuí, Iporanga, Guareí, Alambari e Tatuí. O prefeito de Itapetininga, Roberto Ramalho, reivindicou a criação de uma Agência de Desenvolvimento Regional. A criação de 40 agências está prevista no Plano Plurianual (PPA) 2004-2007, porém nenhuma foi prevista nas peças orçamentárias apresentadas pelo governador até hoje.

Investimentos na segunda fase do Hospital Regional de Itapetininga também foram reivindicados, assim como a instalação de um campus da Unesp e de um aeroporto no municípío. A situação de precariedade com que vem funcionando o Conservatório de Tatuí também foi lembrada. Representantes do município expuseram a falta de vagas e de instrumentos para os alunos, que vêm de diversas partes do país.

No encerramento da audiência em Itapetininga, Hamilton Pereira falou sobre o veto do governador Geraldo Alckmin (PSDB) a artigos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2006, que aumentavam as verbas para educação de 30% para 31% da receita do estado e as que garantiam recursos próprios para as escolas técnicas. O parlamentar afirmou que as demandas trazidas às audiências traçam um quadro do abandono em que se encontra a região e reafirmou seu compromisso de apoiar a inclusão das demandas apresentadas pela população na peça orçamentária.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp