Desenho pontual, refinamento da matéria e das cores, no hiper-realismo de Maria Isabel Santos


14/05/2008 10:10

Compartilhar:

Maracujá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/maracuja.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Isabel Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/Maria Isabel Santos corte.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A nota dominante de Maria Isabel Santos não parece ser a contemplação elegíaca e serena do nosso mundo externo, mas uma participação intensa, calorosa do que o artista vem criando dentro de um quadro eminentemente hiper-realista.

Através de sua pintura nos aproximamos de um mundo paradisíaco, o das frutas tropicais brasileiras que a artista colhe com paixão e transcreve sobre suas telas de forma gigante numa composição equilibrada. O resultado é uma construção bem particular onde a disposição dos frutos se torna a expressão imediata de uma vida ligada ao campo e à natureza.

Com a utilização cuidadosa dos meios operativos, de uma consciência artística que lhe fez sentir a necessidade de ir além da representação objetiva do mundo e das coisas, a artista procurou dentro de si os estímulos profundos de uma interpretação livre e fantástica da realidade.

Na obra Maracujá, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a pintora buscou um íntimo acordo entre espaço e cor, alcançando, assim, uma articulação plástica das zonas cromáticas, dentro de uma clara harmonia da composição. Admirando com curiosidade e sensibilidade os frutos da natureza, Maria Izabel Santos os projeta com um desenho pontual e um refinamento da matéria e das cores.



A artista



Maria Isabel Santos nasceu em Itatiba, Estado de São Paulo, em 1960, onde fixou residência e instalou seu ateliê.

Após estudar pintura a óleo de 1995 a 1997 e desenho (1997), cursou artes plásticas na Escola Pan-Americana de Artes de São Paulo, no período de 1998 a 2000, bem como, curso de decoração e pinturas especiais na Arquitec de Campinas.

Suas obras já estiveram expostas em mostras individuais e coletivas pelo Brasil. Em mais de 10 anos de carreira, a artista foi conquistando espaço e reconhecimento inclusive fora do país, e hoje tem quadros na França, Itália, Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Venezuela, México, Panamá e Colômbia.

Participou de exposições no Espaço Loft, Espaço Cultural Tão Sigulda, em Jarinú, Spazio Donatelli, Espaço Cultural Banespa, Galeria Arte Aplicada, Campinas Decor, Restaurante Seo Rosa em Campinas, Decor Interior em Americana, Galeria Spazio Surreale e Espaço Cultural V Centenário, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Suas obras encontram-se em coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp