Deputado pede ao governador a duplicação da Mogi-Bertioga e trecho da Mogi-Dutra


14/05/2009 10:47

Compartilhar:

Deputado Estevam Galvão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/ESTEVAMGALVAOMOGI.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder do Democratas na Assembleia, deputado Estevam Galvão, utilizou a tribuna dia 13/5 para cobrar do governador José Serra a duplicação dos trechos de Arujá das Rodovia Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga - esta última completa hoje 27 anos.

Em seu discurso, o deputado relembrou a luta iniciada pela imprensa mogiana para a duplicação da Mogi-Dutra, há vários anos. "Foi uma luta muito grande, mas conseguimos sensibilizar o governador Mário Covas para que a estrada fosse duplicada. Na época, consultado pelo governador, disse que esta era uma verdadeira estrada da morte. Hoje, a obra é realidade", conta.

O deputado já esteve em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), para obter informações sobre a obra não realizada. "Na época da duplicação da Mogi-Dutra, foi feito um projeto executivo para duplicação de toda a rodovia, mas o trecho de Arujá acabou não sendo feito. O projeto executivo está pronto desde 2002, assim como o estudo de impacto ambiental. É preciso refazer o estudo e atualizar alguns itens do projeto para que enfim esta obra seja feita", afirmou.

Conforme informações obtidas pelo deputado junto ao DER, a obra está orçada em R$ 80 milhões e inclui três dispositivos de nível, a serem instalados na SP-56, altura do km 32,4 (logo no início da estrada), km 34,6 (trecho Arujá-rios) e no km 38,4 (trecho da GM). Já na linha férrea, no km 38,5, é necessário ampliar o viaduto já existente.

"Já obtivemos uma conquista importante nesta estrada, que é a construção da rotatória do Jardim Aracy, orçada em R$ 15 milhões. Este trecho de Arujá é pequeno, com 8,9 quilômetros, e precisa da duplicação. Já possui um fluxo de veículos considerado carregado, de 13,9 mil veículos ao dia, piorando nos finais de semana e feriados prolongados", aponta.

rgalvao@al.sp.gov.br

alesp