Ibitinga, muito além dos bordados

Estâncias Paulistas
10/08/2010 19:40

Compartilhar:

Feira do Bordado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/ibitinga-Entrada-01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bordado de Ibitinga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/ibitinga-capitaldobordado-MiguelSchincariol.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Feira de bordado e artesanato <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/ibitinga-Feirinha-Pedro-II.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Centro da cidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/ibitinga-Div-Centro-Aerea.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Praça Rui Barbosa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/ibitinga-Pr-Rui-Barb-Chaf.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Conhecida como Capital Nacional do Bordado, Ibitinga oferece muito mais para quem percorre os 360km que a separam de São Paulo.

Com uma área de 696 km², está localizada no centro geográfico do Estado, no Vale do Médio Tietê, e tem uma população estimada de 53 mil habitantes.

Além das inúmeras indústrias têxteis e de diversas lojas que vendem os famosos bordados a cidade, tem diversos recursos naturais, sendo banhada pelos rios Tietê, Jacaré-Pepira, Jacaré-Guaçu, São Lourenço, São João e ribeirão dos Porcos. Assim, o município se destaca também pelo seu sistema fluvial.

Neste trecho, o rio Tietê conserva suas águas despoluídas e abriga a usina hidrelétrica de Ibitinga, que através do canal da eclusa, integra a importante hidrovia Tietê-Paraná.



Pantaninho



O Jacaré-Pepira detém o título do rio mais limpo e preservado do nosso Estado. Nele está localizado o Pantaninho " a única reserva pantanosa com similaridade ímpar, tanto na fauna quanto na flora, ao Pantanal Mato-grossense. O Pantaninho é uma área de proteção ambiental (APA).

A APA coincide com a área do município e localiza-se junto à margem direita do rio Tietê que, represado, forma o reservatório de Ibitinga, recebendo a contribuição dos rios Jacaré Pepira e Jacaré Guaçu, principais atributos naturais da região. As áreas das várzeas dos rios Jacaré Pepira e Jacaré Guaçu, inundadas durante a estação chuvosa, mantêm-se constantemente úmidas pela permanência de lagoas e áreas alagadas, mesmo durante as secas, formando assim o Pantaninho.

Nessas áreas alagadas são encontradas espécies como capivaras, búfalos, javalis, tamanduá-mirim, veado-campeiro, lobo-guará, onça-parda e até mesmo jacaré-atinga ou jacaré pequeno, ameaçados de extinção, além de diversas espécies de peixes e de aves, entre as quais patos selvagens e perdizes, também em processo de extinção.

O rio Jacaré Pepira é um dos poucos ainda não poluídos do Estado de São Paulo. O rio nasce próximo à região central do Estado, mais precisamente nos municípios de São Pedro e Itirapina, na Serra de Itaqueri; numa altitude de 960m, passa pelos municípios de Brotas, Bocaina, Torrinha, Ribeirão Bonito, Bariri, Boa Esperança do Sul, Dourado, Jaú, Dois Córregos, Itaju; e após percorrer um percurso de 174 Km, deságua no rio Tietê, na represa de Ibitinga. Portanto abrange 13 municípios, numa área de 7.219 Km². O rio sofre uma única interrupção no seu curso, o que ocorre após o percurso inicial de 16 Km, ao atingir a cota de 800m, onde se encontra artificialmente represado por uma barragem de 10 m de altura, atualmente pertencente à Fundação do Patrimônio Histórico das Energias de São Paulo (Fphesp).



Esportes náuticos



O rio Jacaré Pepira apresenta uma série de rápidas corredeiras e quedas d"água, o que o torna propício à prática de rafting. O Jacaré Guaçu atravessa o município e é propício para a prática de esportes náuticos, com lanchas, botes e esquis. Possibilita também a pesca de peixes pequenos.

O encontro do rio Jacaré Guaçu com o rio Tietê é um dos únicos pontos em que o rio Tietê se apresenta sem poluição, o que contribui para a belíssima paisagem.

Hoje, o ecoturismo é mais uma importante alternativa que veio agregar valor ao município e contribuir para a preservação ambiental e o aumento da oferta de opções para os turistas.

alesp