CUT-SP entrega agenda pelo desenvolvimento do Estado


13/11/2007 12:18

Compartilhar:

Deputados da Casa recebem cerca de 500 integrantes da Central Única de Trabalhadores (CUT) <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CUT DEPS 038MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sindicalistas acompanham entrega da Agenda<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FOT_0042.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima, e o 1º secretário, Donisete Braga, juntamente com outros parlamentares, receberam cerca de 500 integrantes da Central Única de Trabalhadores (CUT) nesta terça-feira, 13/11, no Hall Monumental. O objetivo do encontro foi entregar aos deputados da Casa uma agenda elaborada pela categoria, cujas propostas são centradas no desenvolvimento sustentável com geração de emprego, renda e inclusão social.

Vaz de Lima elogiou a iniciativa da classe. "Temos de ter uma agenda positiva, que desperte os patrões e o governo. É preciso ouvir os reclamos dos trabalhadores", declarou. Entre os pilares da democracia, o deputado destacou a transparência e o diálogo como absolutamente necessários e disse que essas são características do Parlamento paulista. "Aqui, os partidos discutem os anseios da sociedade com franqueza e liberdade, seja através das audiências públicas ou das frentes parlamentares", exemplificou.

Algumas áreas contempladas pelo projeto são a saúde, educação, segurança, transporte, reforma agrária e outros ramos estratégicos do Estado. Entre as reivindicações estão o fortalecimento das relações trabalhistas com o setor público, implementação de políticas para o trabalho e de uma mesa permanente de negociação entre representantes dos servidores e o governo estadual, fim da terceirização e abertura de cursos qualificados.

Edilson de Paula Oliveira, presidente da CUT, disse que a história de 25 anos da entidade resultou em 3,5 milhões de afiliados, distribuídos nos mais de 300 sindicatos. "Isso nos dá condições de dialogar com os poderes públicos, empresariado e movimentos organizados", ressaltou.

Simão Pedro, líder da bancada do PT no Legislativo, afirmou que a Assembléia tem de ser a grande mediadora no Estado e que os trabalhadores não podem ficar fora da distribuição de renda. Ele defendeu ainda uma política habitacional mais séria, a fim de reduzir o número de famílias sem casa. "Mais de um milhão de pessoas estão nessa condição, sem contar aquelas que não têm acesso a energia elétrica, saneamento e saúde", completou.

Além dos vereadores José Américo e Chico Macena, participaram do evento os deputados petistas Roberto Felício, Vicente Cândido, Ana do Carmo, Adriano Diogo, Mário Reali, José Cândido, Marcos Martins, Rui Falcão e Dárcy Vera (DEM) e Olímpio Gomes (PV).

alesp