Ferroanel e convênios para construção de CDPs


14/10/2003 17:13

Compartilhar:

Deputado Ary Fossen<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/aryfossenconcurso15out.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Ary Fossen

O deputado Ary Fossen (PSDB) participou, no dia 6/10, no Palácio dos Bandeirantes, das cerimônias em que foram assinados o protocolo de intenções do Ferroanel e convênios para a construção de quatro Centros de Detenção Provisória (CDPs) no Estado.

"O Ferroanel, beneficiará muito Jundiaí e região, atraindo novas empresas, uma vez que a proposta principal é facilitar o transporte de cargas até o porto de Santos", avaliou Fossen. No total, serão 66 quilômetros de ferrovias entre Campo Limpo Paulista e Engenheiro Manoel Feio (tramo norte) e mais 48 quilômetros entre a Vila Califórnia e Evangelista de Souza (tramo sul). "O Ferroanel vai solucionar o conflito entre o fluxo ferroviário de carga e de trens metropolitanos na Grande São Paulo", disse Alckmin.

Ary Fossen ainda lembrou que com o Ferroanel pode-se evitar um estrangulamento da Estação da Luz. "A idéia é fazer o Ferroanel e o Rodoanel juntos, um ao lado do outro. Com isso, ganha-se velocidade e custo", afirmou. Com a assinatura do protocolo, foi formado um grupo de trabalho que atuará conjuntamente no desenvolvimento e coordenação geral dos trabalhos.

Centros de Detenção

O convênio para a construção dos CDPs prevê recursos de R$ 60,5 milhões, sendo R$ 42,6 milhões de verbas federais o restante do Tesouro paulista. Serão centros de detenção distribuídos entre Flórida Paulista e Irapuru, na região de Adamantina; Marabá Paulista, na região de Presidente Prudente; e Tupi Paulista, na região de Dracena. "Os municípios que abrigam penitenciárias são os de menores índices de violência. Além disso, há geração de emprego e renda nas cidades", disse Fossen.

Já em relação à construção de um CDP em Jundiaí, prosseguem as negociações. "As perspectivas não são de curto prazo", informou o deputado.

afossen@al.sp.gov.br

alesp