Obras de ampliação da Santa Casa de Itapeva avançam


11/05/2006 18:06

Compartilhar:

Reunião com o Secretário Barradas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/agnello sec saude 004.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Situação atual da obra na Santa Casa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/agnelloSta Casa Itapeva 03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Waldir Agnello (PTB) esteve no dia 5/5 em audiência com o secretário Luiz Roberto Barradas para tratar da continuidade das obras de ampliação das instalações da Santa Casa de Itapeva. A ampliação visa atender à demanda criada pela regionalização do atendimento no hospital, reivindicação antiga do Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo (Condersul) que foi encampada pelo parlamentar e atendida no início deste ano. A audiência contou com a presença do prefeito de Itapeva, Luiz Cavani, do secretário municipal de Saúde, Denilson Rodrigues, e do superintendente da Santa Casa Aristeu de Almeida Camargo Filho.

Com o investimento inicial do Estado de R$ 1 milhão, feito em janeiro deste ano, a primeira fase do projeto já foi concluída. Conforme entendimentos com o secretário Barradas, a liberação das demais parcelas totalizando R$ 5,7 milhões seria feita durante o andamento das obras. O objetivo do encontro foi justamente prestar contas dos recursos empregados e pleitear junto ao Governo do Estado a liberação da segunda parcela do investimento para garantir a continuidade ao trabalho.

O projeto

A expansão está sendo feita sobre os dois andares já existentes, onde funcionam os setores de UTI e hemodiálise. O terceiro e quarto andares comportarão dez novas salas de cirurgia e 48 leitos de enfermaria. A excelente gestão dos recursos nessa primeira fase possibilitou ainda a construção de um quinto andar, não previsto no projeto inicial. Ainda não existe uma definição sobre o uso dessa área, que poderá abrigar o setor administrativo ou ainda complementar a estrutura de UTI e hemodiálise que funciona nos pisos inferiores. A instituição prevê que as obras sejam finalizadas até o final de 2007.

Regionalização

Com a regionalização do atendimento, a Santa Casa continua subordinada à administração municipal. O atendimento aos 17 municípios da região, que até então acontecia informalmente, foi oficializado de forma que a Santa Casa passasse a receber auxílio do Estado e das demais prefeituras da região para custear ou mesmo ampliar seu atendimento. De acordo com a entidade, com o tempo serão agregadas novas especialidades e serviços prestados.

wagnello@al.sp.gov.br

alesp