Opinião - Rede Lucy Montoro em Ribeirão Preto


07/04/2009 16:29

Compartilhar:


Os portadores e portadoras de necessidades especiais no Brasil dispõem de pouquíssimas opções no leque de atendimento médico público. O Hospital Sara Kubitschek, em Brasília, é uma das poucas exceções. Esta carência só não é maior devido ao trabalho abnegado de instituições filantrópicas, como as Apaes, por exemplo.

Por isso, todos os municípios que compõem a região " que são aproximadamente cem " devem comemorar a notícia da implantação oficial de uma unidade do Instituto de Reabilitação Rede Lucy Montoro em Ribeirão Preto. Voltado ao atendimento personalizado e especializado de pacientes com necessidades especiais, o Instituto de Reabilitação Rede Lucy Montoro teve sua pedra fundamental oficialmente lançada no último dia 11 de outubro.

Trata-se de uma grande conquista, sem dúvida, já que só a Capital, Campinas, Santos e Marília receberão, nesta primeira fase de implantação do projeto, uma unidade regional da Rede Lucy Montoro. Sinto-me gratificado e honrado pelo fato de, na condição de deputado estadual, ter contribuído para trazer este benefício para a região, pois, a pedido do professor-doutor Hélio Rubens Machado, coordenador do Centro de Reabilitação do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, expus, pela primeira vez, todas as condições favoráveis que Ribeirão Preto, como centro de referência na área da saúde pública, ostentava para ser sede de uma das unidades da Rede Lucy Montoro.

O Instituto de Reabilitação Rede Lucy Montoro vem eliminar uma carência no sistema regional de saúde pública que excluía milhares de portadores e portadoras de necessidades especiais de um atendimento médico personalizado e especializado. Esta iniciativa do governo paulista também tem alto alcance social, já que grande parte dos pacientes que a Rede Lucy Montoro irá atender é oriunda de famílias de baixa renda, sem poder aquisitivo para buscar socorro médico na rede de saúde particular.

Em pouco tempo os portadores de necessidades especiais de toda a região poderão receber atendimento médico diferenciado que será prestado por profissionais como médicos de várias áreas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e nutricionistas capacitados na reabilitação de deficientes físicos. A unidade do Instituto de Reabilitação Rede Lucy Montoro em Ribeirão Preto também disporá de salas para terapia e aprendizado profissional, além de oficinas próprias de órteses e próteses e piscina especial para hidroterapia.

Diante de conquista social tão importante não posso, por questão de justiça e ética, deixar de registrar o mérito e a sensibilidade do governador José Serra diante das reivindicações da região de Ribeirão Preto na área da Saúde Pública. Como vice-líder de seu governo na Assembléia Legislativa, tenho testemunhado todo o seu esforço e de sua equipe, como o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas, para ampliar e melhorar o atendimento médico realizado através do SUS. A confirmação de uma unidade da Rede Lucy Montoro, os investimentos em projetos como o HC Criança e o Hospital Estadual, ambos em Ribeirão Preto, o Hospital Regional de Serrana, que será um centro de excelência na área ortopédica, e as ajudas financeiras a instituições como as Santas Casas de Misericórdia, são exemplos práticos deste esforço.



*Baleia Rossi é deputado estadual pelo PMDB

alesp