Homenagem a biólogo que estuda biocombustível


31/05/2010 19:34

Compartilhar:

Biólogo Luiz Henrique Chorfi Berton<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/CHEDIDBIO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Atento às questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, Edmir Chedid (DEM) apresentou à Assembleia moção de aplauso à iniciativa do biólogo Luiz Henrique Chorfi Berton, de Serra Negra. Ele está realizando uma pesquisa científica com a intenção de encontrar subsídios para a produção de biocombustível a partir da palmeira de macaúba. A moção de aplauso é extensiva ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). "Nesse caso específico, o objetivo é apoiar a iniciativa do biólogo Luiz Henrique e, principalmente, estimular propostas idênticas entre os acadêmicos e técnicos da área", argumentou o parlamentar.

Na moção, o parlamentar destacou a iniciativa do biólogo, apoios institucionais e alguns dados técnicos e estatísticos sobre as vantagens do combustível. "Entre as vantagens, destaco a redução em 50% na emissão de poluentes e de 72% na emissão de CO2, no caso de substituição dos combustíveis derivados de petróleo. Importante ressaltar a capacidade de produção e a longa vida da planta da macaúba", disse.

A macaúba é uma planta tipicamente tropical, que apresenta grupamentos importantes no Brasil, considerada a palmeira de maior dispersão no país, destacando Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre as inúmeras vantagens da utilização da palmeira de macaúba, está a capacidade de produção, estimando-se que por hectare/ano uma plantação de macaúba pode produzir quatro mil litros de óleo.



echedid@al.sp.gov.br

alesp