Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Alberto Lume


12/08/2010 14:00

Compartilhar:

Pastoreio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/Lume-obra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alberto Lume<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/Lume-artista.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Alberto Lume: um poeta da natureza, que canta com as cores de seu pincel





Caminhar com Alberto Lume pelos campos de suas paisagens significa parar a cada instante e contemplar o que nos cerca, descobrir a natureza como uma doce poesia.

Seu grande amor pela natureza é expresso pelo artista através de suas obras, algo que faz parte de sua própria vida e que exprimem toda uma busca por algo que não foi contaminado.



Trata-se de uma tentativa contínua de comunicar ao observador o que o encanta, e sobretudo, o que capta através de seu olhar de artista.



São obras luminosas, de uma luminosidade natural, cujas formas se destacam do plano de fundo. Mesmo sem este realismo nos sentimos envolvidos e surpresos com algo que nos impressiona e nos transmite um verdadeiro sentido de paz.



Com o objetivo de alcançar efeitos de uma luz translúcida,

Alberto Lume utiliza a cor com graduações tonais, reforçando-a em condensações matéricas. Pintando com coração, temperamento, vocação e intuição recolhe com o pincel a tinta da paleta, que representa o objetivo de sua obra e de sua vida.



Através de um processo de percepção, inicialmente e de intuição ,posteriormente, e por tanto de transposição, nasce uma pintura límpida que é simples e essencial, oferecendo a todos a possibilidade de penetrar com clareza nos segredos da realidade.



Através de "Pastoreio", obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o observador pode comprovar que Alberto Lume é um poeta da natureza, que canta com as cores.



O Artista



Alberto Lume, pseudônimo artístico de José Alberto Nascimento Gomes Lume, nasceu na Ilha da Madeira em 1944 e aos 8 anos de idade se transferiu com a família para Lisboa, onde freqüentou a escola de Belas Artes.



Posteriormente, em 1951 veio para o Brasil passando a estudar em São Paulo num colégio de freiras na Penha.

Desde pequeno utilizava seu tempo livre para desenhar e sobretudo histórias em quadrinhos. Após terminar o curso de ensino médio dedicou-se ao aprendizado com outros pintores.



Ao voltar ao Brasil após ter permanecido alguns anos em Portugal, passou a frequentar durante 4 anos cursos na Associação Paulista de Belas Artes, sob a orientação do professor Nestor Perez.



Trabalhou em agências de publicidade como ilustrador e criador de anúncios e embalagens. Dedicou-se à fotografia registrando cenas e paisagens que mais tarde usou para as suas pinturas.



Montou um atelier em São Paulo e em contato com colecionador Gabriele Canastrelli teve a oportunidade de se tornar amigo de inúmeros artistas, entre eles Manabu Mabe, Fang, Aldemir Martins, Luis Pinto e Inos Corradin.



Participou de inúmeras exposições e possui obras em diversas coleções particulares, oficiais e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.



Em fins de 2010 a Editora FM Manin estará lançando um livro de arte sobre Alberto Lume com texto critico de

alesp