Especialista discute com assessores parlamentares relacionamento com a mídia


19/11/2010 19:06

Compartilhar:

Curso Assembleia x Mídia no Instituto do Legislativo Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/ILPMidiaMMY03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A decisão de informar a sociedade, de forma objetiva, sobre o processo legislativo e seus desdobramentos levou o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) a criar o curso Assembleia x Mídia, uma Relação a Ser Construída, em conjunto com Luiz Barco, professor titular da USP e especialista em mídia, com ênfase em teoria da comunicação. O objetivo foi levar os assessores parlamentares, que fazem a interface entre deputados e mídia, a se especializarem nesse tipo de comunicação.

Para o professor, não se trata apenas de "noticiar pequenos flashes descoordenados de projetos em processo como, às vezes, aparece em alguns jornais. Trata-se, sim, de fazer com que a imprensa perceba que o trabalho tem começo, meio e fim, e se constitui na resposta às demandas da sociedade. Além disso, seu desenrolar segue um rito e tem o curso característico do processo democrático: não havendo um consenso, não se transforma em lei".

As oficinas se constituíram em duas partes: na primeira, houve a discussão dos princípios que podem nortear o conteúdo. À tarde, foram realizados exercícios sobre a aplicação dos princípios.

Segundo Luiz Barco, "o processo deve ser construído aos poucos" e o indivíduo que emerge daí está apto a compreender o mundo que o cerca e, consequentemente, construir uma comunicação mais apropriada à natureza do assunto, dentro dos princípios da liberdade democrática e de forma a privilegiar a socialização. O professor citou autores, com os quais comunga, que pensam o processo de educação como algo além da informação técnica ou do adestramento. Entre os autores que professam esse pensamento, destacou a obra do filósofo, matemático e educador Bertrand Russell, segundo quem a educação deveria tornar os indivíduos livres intelectual e emocionalmente. E só um esforço intencional construiria neles o senso de cooperação necessário para a vida em sociedade.

alesp