Piscinões para combater enchentes do Ribeirão Vermelho, em Osasco


03/10/2003 20:40

Compartilhar:

Governador Geraldo Alckmin, deputado federal João Paulo Cunha, deputado Emidio de Souza e secretário Arnaldo Madeira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/emidioalckmin3out.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessorida do deputado Emidio de Souza

Em reunião realizada nesta sexta-feira, 3/10, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, entre o presidente da Câmara Federal, João Paulo Cunha (PT), o primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado estadual Emidio de Souza (PT), e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi fechado acordo para por fim às enchentes do Ribeirão Vermelho e do Braço Morto do Rio Tietê, que todos anos atingem mais de 100 mil moradores de Osasco e da Capital.

Os deputados João Paulo Cunha e Emidio de Souza foram autorizados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a fechar o acordo com o governador nas seguintes bases: governo federal liberará R$ 8 milhões e o Estado entra com mais R$ 2 milhões para construir o primeiro piscinão no Jardim Baroneza, em Osasco. Se sobrarem recursos, serão aplicados na construção do segundo piscinão, também em Osasco. A contrapartida da prefeitura local será a de disponibilizar terrenos para a construção desses piscinões.

O acordo prevê ainda, nas palavras de João Paulo Cunha, que a bancada federal eleita pelo Estado de São Paulo apresente emendas ao Orçamento da União de 2004. Conforme o deputado, por serem emendas assinadas coletivamente, elas deverão ser aprovadas, o que garantiria recursos para o prosseguimento das obras.

"A reunião foi muito produtiva. Posso dizer que demos o primeiro passo efetivo para começarmos a por fim às enchentes que há mais de 40 anos atormentam moradores de Osasco e da Zona Oeste da Capital, em proporções cada vez mais assustadoras", disse Emidio de Souza.

O presidente da Câmara Federal ressaltou a receptividade do governador em firmar a parceria com o governo federal. "Agradeço a hospitalidade e o pronto atendimento por parte do governador em buscar recursos para construir os piscinões e resolver definitivamente os problemas decorrentes da cheias que atingem a zona norte de Osasco e parte da Capital", disse.

Já o governador Geraldo Alckmin disse, em entrevista coletiva, que "a conversa sobre problemas específicos das enchentes do Ribeirão Vermelho e do Braço Morto do Rio Tietê foi muito proveitosa".

Histórico

As enchentes do Ribeirão Vermelho acontecem há, pelo menos, quatro décadas. A cada ano, na época de chuvas, mais de 100 mil moradores de Osasco e da Capital perdem móveis, tranqüilidade, noites de sono e vêem seus imóveis se desvalorizarem. Moradores já faleceram devido à leptospirose, doença transmitida pela urina de rato.

Em junho último, mais de 400 moradores de Osasco e da Capital estiveram na Assembléia Legislativa para reivindicar dos deputados a inclusão de recursos no Orçamento do Estado de 2004 para a realização de obras objetivando resolver o problema. A vinda dos moradores à Assembléia foi agendada pelo primeiro-secretário da Casa. Tanto o deputado federal João Paulo Cunha quanto o deputado estadual Emidio de Souza, ambos residentes em Osasco, acompanham a luta dos moradores há pelo menos 20 anos.

emidio@al.sp.gov.br

alesp