Assembléia assina protocolo de intenção com a Sociedade de Cardiologia

Com 8 mil membros, a entidade pode contribuir para o aperfeiçoamento da legislação na área da saúde
05/03/2007 18:19

Compartilhar:

Bráulio Luna Filho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/protocolointencoes-lem-Braulio Luna Filho03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Assinatura do protocolo de intenção com a Sociedade de Cardiologia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/protocolointencoes-lemonche-024.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa, representada pelos deputados Rodrigo Garcia e Fausto Figueira, presidente e 1º secretário da instituição, respectivamente, e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), representada por seu presidente, Bráulio Luna Filho, e por seu tesoureiro, João Nelson Rodrigues Branco, assinaram nesta segunda-feira, 5/3, protocolo de intenções com o objetivo de promover intercâmbio, integração e cooperação técnica para análise e sugestão de proposições do interesse da população e da Socesp.

Com a assinatura do documento, a Assembléia pretende colocar à disposição da Socesp informações legislativas pertinentes ao seu campo de atuação, fornecendo acesso digital abrangente, através de senha própria. O prazo de validade do protocolo é de 24 meses, a contar da data de sua formalização, podendo ser prorrogado.

O presidente da Socesp agradeceu ao presidente e ao 1º secretário da Assembléia " este último o idealizador do protocolo " a iniciativa. "Trata-se de uma das maiores sociedades do país, com cerca de 8 mil membros. É também a mais importante do Brasil nesse segmento, uma vez que o Estado de São Paulo tem as melhores faculdades de Medicina do país", disse Luna, lembrando que a parceria vai ajudar a entidade a discutir problemas do setor e que a Assembléia poderá contar com informações importantes sobre cardiologia, pois a Socesp possui infra-estrutura conhecida internacionalmente.

Segundo Fausto Figueira, "o objetivo é institucionalizar as relações do Legislativo estadual com a sociedade civil organizada". "É importante que entidades ou categorias participem do processo legislativo com os seus conhecimentos específicos", prosseguiu o 1º secretário. "Como médico e deputado estadual, fico feliz em participar desta celebração, que permitirá o aperfeiçoamento de nossa legislação na área da saúde."

O deputado ainda destacou que estatísticas registram quatro paradas cardíacas por dia na avenida Paulista e que, portanto, é importante pensar em meios de aprimorar o atendimento cardiológico em São Paulo, mediante, por exemplo, o protocolo firmado entre a Assembléia e a Socesp, que está completando 30 anos de atividade.

Figueira informou que a ALTV também manterá parceria com a Socesp para apresentar boletins informativos sobre cardiologia. "O primeiro programa da série tratará da maior causa de enfarte em jovens: o uso de drogas."

Rodrigo Garcia destacou que os protocolos de intenções procuram atender a necessidade de a sociedade participar no processo legislativo. "Antes, na maior parte das vezes, essa relação se dava de forma pessoal entre parlamentares e representantes da sociedade civil. Hoje, despersonalizamos essa relação, fortalecendo seu caráter institucional."

Segundo o presidente, o protocolo permite que o Legislativo receba subsídios para aprimorar cada vez mais seu trabalho. "Deixamos um bom exemplo de Parlamento: que pensa, avalia e fiscaliza, antes de tomar decisões."

alesp