Secretário se propõe a debater problema de avenida de Sorocaba


07/12/2005 16:02

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Avenida Independência antes do recapeamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AvIndependtrafegopesado.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Avenida Independência após recapeamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AvIndependpistainteirarecapeada.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante audiência com os deputados estaduais Hamilton Pereira (PT), Maria Lucia Amary (PSDB) e José Caldini Crespo (PFL), no dia 6/12, o secretário estadual dos Transportes, Dario Rais Lopes, se propôs a conversar com a população, quantas vezes necessárias, sobre os problemas que envolvem a Avenida Independência.

A via, que é um trecho da SP-79 e corta a região industrial de Sorocaba, tem enfrentado o constante problema de buracos devido à deterioração do asfalto. Segundo relatório apresentado pelo deputado Hamilton, o recapeamento da avenida, realizado em 2002 por ocasião de sua duplicação, já estava deteriorado após um ano, sendo que as obras da Secretaria dos Transportes devem ter garantia de cinco anos.

O secretário alegou que na ocasião da duplicação o tráfego de caminhões na avenida não era tão intenso. "Com a duplicação, melhorou a trafegabilidade. Com isso, aumentou o número de caminhões e, conseqüentemente, o asfalto durou menos tempo", afirmou.

Hamilton Pereira defendeu que o tráfego na avenida sempre foi intenso devido ao grande número de empresas no local. Assumindo que a Secretaria "pode cometer erros", Dario afirmou que as negociações sobre o trecho têm sido realizadas diretamente com o Vitor Lippi e sugeriu que os deputados proponham ao prefeito "ampliar a conversa". As negociações realizadas até o momento apontam para duas saídas após a recuperação da avenida pela Secretaria dos Transportes: transferência da responsabilidade sobre a conservação para a Prefeitura, ou municipalização da avenida (processo que passaria pela Assembléia Legislativa de São Paulo).

Dario apontou dois caminhos que poderiam ser percorridos pela Prefeitura caso a avenida seja municipalizada. Um deles, considerado mais complicado pelo Secretário, é a instalação de uma balança para controle de peso dos caminhões que trafegam pela avenida. "Como o sistema de multas no País não está totalmente integrado os gestores de infraestrutura do estado acabam por penalizar menos os caminhoneiros que são de outros estados, cujas multas demoram para ser processadas", justificou Dario.

O segundo caminho, considerado pelo secretário como "mais rápido", é a implementação de um "pedágio de bloqueio". Esse sistema, segundo ele, permite a liberação da passagem para veículos de Sorocaba e outros municípios, cuja circulação pela avenida seja necessária. "A definição sobre quem não precisará pagar o pedágio deve ser feita pelos municípios da região em conjunto com as empresas", explicou Dario.

Hamilton Pereira defende que o debate seja ampliado e avaliou que, a princípio, considera a municipalização da avenida um "ônus" para a Prefeitura.

hpereira@al.sp.gov.br

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