São Paulo 450 anos - OS FUNDADORES

Antônio Sérgio Ribeiro*
19/01/2004 17:29

Compartilhar:

Pátio do Colégio, berço da cidade de São Paulo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/patio_colegio2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Desde a vinda de Pedro Álvares Cabral, a Coroa Portuguesa se preocupou em colonizar o Brasil, mas somente 30 anos depois teve início efetivamente a conquista territorial, com a implantação das capitanias hereditárias. A partir de 1549, quando é determinada a vinda de um governador geral, diretamente subordinado ao rei de Portugal, finalmente o Brasil começa a ser povoado de modo mais sistemático. E assim vieram os primeiros jesuítas, chefiados pelo Padre Manoel de Nóbrega, como missionários para catequizar os indígenas e trazer a palavra da Igreja para os portugueses residentes na colônia. Em homenagem aos 450 anos de fundação do Colégio de São Paulo de Piratininga, que marcou o início da grande metrópole de São Paulo, apresentamos a biografia dos participantes desse fato histórico.

Affonso Braz

Nascido em Anadia - Portugal, em 1524, e faleceu no Brasil, em 1610.

Padre Jesuíta. Como membro da Companhia de Jesus pregava nas vilas e aldeias da região do Minho e Douro, em Portugal, no ano de 1547. Foi enviado pelo próprio Padre Inácio de Loyola para coadjuvar os padres que estavam no Brasil. Chegou no ano de 1550 chefiando a missão religiosa vinda na armada do fidalgo português Simão da Gama de Andrade. Em 1551, foi servir no Espírito Santo, juntamente com o Irmão Simão Gonçalves, onde não havia nenhum evangelizador, sendo bem recebido pelos indígenas, que ajudaram a edificar casa e igreja, sendo o primeiro superior da Casa dos Jesuítas na vila de Vitória. Esteve em Porto Seguro em 1552, retornando logo ao Espírito Santo. Foi transferido pelo Padre Manoel de Nóbrega para São Vicente em 1553, acompanhando o Padre Leonardo Nunes, que voltava da Bahia com um grupo de religiosos, entre eles José de Anchieta, ficando no seu lugar, em terras capixabas, o Irmão Braz Lourenço. Tomou parte na fundação do Colégio São Paulo de Piratininga em 25/1/1554, onde dirigiu a construção de igreja e da casa dos padres, trabalhando como pedreiro e carpinteiro, ofícios que exerceu, também, em São Vicente. Com o Provincial Inácio de Tolosa, seguiu em 1573 para o Rio de Janeiro, onde foi encarregado das obras do novo Colégio, "por ser um grande carpinteiro".

alesp