Comunidade armênia é homenageada na Assembléia Legislativa


04/05/2006 18:04

Compartilhar:

Deputado Arnaldo Jardim (2º à dir.) com autoridades armênias durante o evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/jardim Armenia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Aproximadamente 60 pessoas participaram da comemoração do Dia da Solidariedade ao Povo Armênio, nesta quarta-feira, 3/5, que relembra uma das maiores tragédias do século 20: a matança em massa e o exílio de 1,5 milhão de armênios. O ato solene, realizado no monumento Cruz de Pedra, na Assembléia Legislativa de São Paulo, foi uma iniciativa do deputado Arnaldo Jardim (PPS), presidente da Comissão de Relações Internacionais da Assembléia.

O grupo de escoteiros Sardarabad homenageou os 113 passageiros e tripulantes do Airbus A320 da companhia aérea Armênia Armavia que morreram na queda do avião no Mar Negro, na madrugada de quarta-feira. Após um minuto de silêncio, os eclesiásticos das igrejas apostólica, católica e evangélica armênia realizaram um breve ato ecumênico.

O evento prosseguiu com o discurso do cônsul-geral da Armênia, ministro Achot Yeguizarian. "Somos gratos por todas essas manifestações de apoio, em especial à Assembléia Legislativa e ao deputado Arnaldo Jardim, que há 17 anos não deixa de reverenciar os mártires armênios", concluiu o ministro.

Em seguida, Rizkalla Tuma, ex-presidente do Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre), falou sobre o genocídio e os valores humanos. "Ouvíamos há pouco nossos representantes religiosos que trouxeram a mensagem de igualdade entre os homens. Porém, a frase "Amai-vos uns aos outros", conhecida há mais de 2 mil anos, parece não ter sido apreendida pelos líderes do mundo. Devemos guardar esta data como a lembrança de um episódio que jamais deve se repetir", afirmou Rizkalla.

Nelly Nalbandian, diretora da Escola Paren, expôs a importância da mulher na reconstrução da Armênia e a relevância do papel feminino no mundo.

O deputado Arnaldo Jardim discursou sobre a importância da comunidade armênia no desenvolvimento de nossa cidade. "Gostaria de agradecer à comunidade armênia que veio a São Paulo e contribuiu com o crescimento da economia, o desenvolvimento cientifico e as atividades culturais. Agradeço por essa comunidade estar sempre aberta ao diálogo e por congregar diversas origens", afirmou Jardim. "Tenho orgulho imenso pelo fato de os meus filhos terem sangue armênio. Aproveito para reafirmar o compromisso da Assembléia Legislativa de incorporar a causa armênia na busca de um mundo melhor."

O evento contou ainda com a participação do coral Vahakn Minassian e dos cantores Adur e Margarete Kiultzian, que apresentaram canções clássicas.

Por fim, foi anunciado o lançamento do livro Jogo Feito " Uma Historia a Contar, do historiador brasileiro Ivan Campos e publicado pela Editora Quartet, do Rio de Janeiro, que retrata os ecos do genocídio.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp