Para deputado, mandato se vincula ao domicílio eleitoral


13/10/2009 18:06

Compartilhar:

Milton Flavio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/MiltonFlavio2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Milton Flávio (PSDB) fez no dia 8/10, no plenário da Assembleia Legislativa, um discurso questionando a manutenção de Ciro Gomes no cargo de Deputado Federal pelo Ceará, Estado onde ele foi eleito em 2006, após a transferência para São Paulo do seu domicílio eleitoral.

Conforme o deputado, Ciro Gomes fere a Constituição Federal, que reza em seu capítulo IV, que trata dos Direitos Políticos, que são condições de elegibilidade o domicílio eleitoral na circunscrição. "Se ele não tem mais domicílio no Ceará, pela Constituição, não é mais Deputado por aquele Estado", diz o vice-líder do governo.

O mesmo questionamento foi feito com relação ao deputado federal por São Paulo Bispo Gê, que, eleito pelo DEM em São Paulo, transferiu-se para o PMDB baiano. Para o deputado, eles deixaram o Estado pelos quais foram eleitos, desfalcados. O deputado fez uma consulta a um escritório de advocacia para saber se tem legitimidade para fazer a representação e está no aguardo da resposta.

Em sua opinião, no entanto, a Justiça deveria dar a vaga deles aos suplentes. "Pelo menos assim os Estados deles não sairiam perdendo em termos de representatividade", afirmou Milton Flávio.



miltonflavio@al.sp.gov.br

alesp