Cobrada reabertura de maternidade no Guarujá


20/10/2009 13:20

Compartilhar:

Haifa em visita à maternidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/HAIFAMATERNIDADE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Haifa Madi (PDT), preocupada com a demora na reabertura da Maternidade Ana Parteira, no Guarujá, enviou três requerimentos à Secretaria do Estado da Saúde, solicitando informações sobre a reforma da maternidade e o destino dos equipamentos que foram comprados para a unidade, com recursos de uma emenda da parlamentar, no valor de R$1,5 milhão. Em resposta, a Prefeitura informou à Secretaria Estadual que os equipamentos estavam em outras unidades.

Os vereadores Itu Sato e Valter Suman, presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, acompanharam a deputada numa visita surpresa ao local e puderam observar que a informação dada pela Prefeitura ao Governo do Estado não corresponde à verdade.

"Verificamos que muitos equipamentos estão parados na Maternidade, sem qualquer uso. Enquanto isso, faltam leitos e a população carece desses recursos nas outras unidades", afirmou Haifa.

A deputada visitou o pronto-socorro ao lado da maternidade e constatou a demora para conseguir uma vaga de internação no Hospital Santo Amaro. "É triste ver que existem tantos leitos na maternidade, que está fechada há oito meses, e que hoje poderiam ajudar a desafogar o HSA".

A deputada pretende reivindicar ao Departamento Regional de Saúde mais vagas para internações no Hospital Estadual Guilherme Álvaro, em Santos. Atualmente, segundo eles, apenas os casos infecto-contagiosos é que são encaminhados para aquela unidade.

haifamadi@al.sp.gov.br

alesp