Deputado federal campeão de votos é diplomado na Assembleia

Diplomação 2010
17/12/2010 13:37

Compartilhar:

Deputado federal Tiririca (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/TIRIRICA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado federal Tiririca é diplomado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2010/tiriricadiploma.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O palhaço e comediante Francisco Everardo Oliveira Silva (Tiririca), um dos deputados federais mais votados na história eleitoral brasileira, com 1.353.820 votos recebidos dos paulistas para representá-los à Câmara dos Deputados, foi diplomado nesta sexta-feira, 17/12, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Em entrevista ao Diário da Assembleia, o deputado federal disse estar "nervoso, feliz e ansioso", ao chegar para a cerimônia de diplomação do Tribunal Regional Eleitoral. Ele disse que já esteve em Brasília e que vem se preparando, "estudando a Constituição Federal", para poder desempenhar suas funções parlamentares, e complementou: "é o primeiro diploma de muitos que vêm aí". Os projetos que pretende apresentar devem contemplar a Educação e a Cultura, principalmente visando beneficiar os artistas circenses e os ciganos.

Tiririca, que registrou sua canditura no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) como ator e diretor de espetáculos públicos, nasceu na cidade de Itapipoca, no Estado do Ceará, em 1º de maio de 1965. Iniciou sua carreira artística aos 8 anos em um circo em Natal, onde atuava como palhaço. O apelido de Tiririca foi dado em sua infância por sua mãe, e é atribuído à uma forte personalidade. Tiririca (do tupi tiri"rika, de tiri"ri - arrastar-se, por ser planta rasteira que se alastra), é o nome popular dado a diversas ervas que crescem em meio às plantações, prejudicando-as, segundo o dicionário Houaiss.

Devido ao grande sucesso alcançado nos espetáculos circenses em que participava, os pequenos comerciantes da região se cotizaram e pagaram as primeiras mil cópias do seu CD de estreia, que bateu índices recordes de vendagem graças à canção "Florentina". A gravadora Sony Music (atualmente Sony BMG) comprou o disco e o lançou nacionalmente. Em 1997 e 1999, gravou mais dois CDs.

Tiririca ingressou na Rede Record, onde fez parte do elenco fixo do humorístico Escolinha do Barulho. Posteriormente, transferiu-se para o SBT, onde tinha um quadro fixo no programa A Praça é Nossa. Lançou o CD Alegria do Forró e retornou à Rede Record, onde participa do programa Show do Tom, apresentado pelo também humorista Tom Cavalcante.

Em 2010, Tiririca lançou sua candidatura para deputado federal pelo Estado de São Paulo pelo pelo Partido da República (PR). Por conta dos bordões que utilizou durante a campanha, chegou a ser apresentada ao Ministério Público Eleitoral uma representação que o acusava de desrespeito às instituições, contudo a ação foi arquivada. Também foi apontado como analfabeto pela revista Época, condição que poderia impugnar sua candidatura. Testado pelo TRE-SP, sua condição de alfabetizado foi comprovada, cessando a polêmica em torno do assunto.

Fontes: site do TRE-SP e letras.com.br.

alesp