Frente das Hidrovias entrega relatório final para secretários de Estado


12/11/2007 21:00

Compartilhar:

Ricardo Luiz Camargo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HIDROVIAS Ricardo Luiz Cammargo (1)MMY.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vaz de Lima e Dilma Seli Pena<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HIDROVIAS PRES E DILMA SELI PENA mmy (23).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Frente Parlamentar das Hidrovias na Assembléia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HIDROVIAS MESA mmy (10).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado João Caramez coordenador da Frente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HIDROVIAS CARAMEZ mmy (20).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar das Hidrovias, coordenada pelo deputado João Caramez (PSDB), entregou na tarde desta segunda-feira, 12/11, o relatório final que sumariza o conjunto de ações discutidas pela frente que, para melhor dinâmica dos trabalhos, dividiu-se em grupos para analisar impactos ambientais, política tributária, logística de integração com outros modais, política de comunicações, entre outros.

Ao abrir o evento, o deputado Vaz de Lima cumprimentou a eficiência da Frente das Hidrovias, que conseguiu resultados surpreendentes no curto espaço em que está funcionando. O presidente afirmou que dá todo o apoio para o funcionamento das frentes, porque elas aproximam a sociedade civil do parlamento e dão visibilidade às questões focadas.

O coordenador da frente, João Caramez, falou da importância dos diversos atores que participam nas discussões dos temas e na formatação do relatório, ampliando a visão dos deputados com o conhecimento que trazem da sua área específica. Agradeceu a esses atores " à Fundação Instituto de Administração, FIA, em especial, na pessoa do relator da frente, Ricardo Luiz Camargo, que apresentou o relatório à audiência.

Alguns dados compilados impressionam pelo potencial desse modal de transporte, especialmente da Hidrovia Tietê-Paraná que serve a uma área onde se concentra 75% do PIB nacional e que desenvolveu até agora apenas 20% de sua capacidade nominal de movimentação de carga. Para se ter uma idéia da importância dessa via, enquanto o transporte rodoviário gasta 96 litros de combustível para conduzir 1000 toneladas por quilômeto, a hidrovia gasta apenas 6 l.

Plano Estratégico e Ponto de Partida

O objetivo estratégico de longo prazo é aumentar a contribuição do modal hidroviário na matriz de transporte de cargas para 6% em 20 anos (atualmente é 0,6%). Parece pouco, mas segundo os especialistas, esse aumento pretendido é extremamente audacioso e, nas condilções do momento, difícil de conseguir.

A frente considera o relatório como o ponto de partida para as ações que deve empreender no sentido de tornar efetivas as ações propostas, seja de competência da Assembléia Legislativa ou do governo do Estado, seja no âmbito da União ou dos municípios. Entre elas está a organização de órgãos getores de hidrovias, como a estruturação do Departamento Hidroviário, com a missão de desenvolver, estruturar e manter em condições operacionais o sistema de transporte hidroviário no Estado.

Compuseram a mesa do evento, além dos deputados Vaz de Lima e João Caramez, a secretária do Saneamento e Energia, Dilma Seli Pena, os secretários-adjuntos Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, do Meio Ambiente, e Reinaldo Rodrigues de Campos, dos Tranportes, os técnicos José Wagner Leite Ferreira e Osvaldo Rosseto, e o capitão Antônio Carlos Mendes, da Marinha.

alesp