Uydad Nassar: um hino poético à natureza com finas e ricas harmonias

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
17/01/2007 20:16

Compartilhar:

Uydad Nassar <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-Nassar.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Explosão Rosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-Nasser obra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Exaltando o perfume das flores que pinta, Uydad Nassar encontra e descobre a felicidade da natureza. A força dessa pintora manifesta-se em todo o seu vigor, quase desejando acentuar por meio de suas flores o sentido da luz que deliberadamente se incorpora nas formas, até transformá-las em valores expressivos.

O encanto de suas composições florais é onírico, seus elementos veristas são ocasiões filtradas para ascender o arco-íris dos sentimentos. Sua arte, que num primeiro impacto parece quase de evasão, é, todavia, complexa, seja na forma, seja no conteúdo.

Tanto no seu domínio cromático quanto nas delicadas passagens de uma cor para outra, descobre-se que a pintura de Uydad Nassar possui misterioso fascínio. Uma série infinita de sensações se difunde docemente em seus quadros. Suas flores assumem uma luminosidade que se irradia no interior mesmo da obra e explode com graça e suavidade.

Trata-se de uma pintura de tenro e doce luminismo. A imagem de primeiro plano fica tão próxima que alcança o informal. Pintora de instinto, Uydad Nassar cria com certa fertilidade flores, naturezas-mortas e, mais recentemente, obras abstratas dentro de uma franca tensão cromática.

Sua obra Explosão Rosa, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, adere à poesia da natureza, que a artista ama com respeitosa admiração. Por isso, sua pintura é envolvida com finas e ricas harmonias e suas imagens se iniciam ritmicamente de um dado real, para alcançar a tonalidade de sua possível projeção ideal, na qual reverberam os seus sonhos, suas estações e suas fantasias remotas.

A artista

Pintora, aquarelista e escultora, Uydad Nassar nasceu em São Paulo, em 1928. Desde muito jovem dedicou-se ao ensino, como professora secundária e, paralelamente, às atividades artísticas. Estudou desenho e pintura na Scuola Lorenzo de Médici, em Florença, Itália, e seguiu um curso intensivo na Academie de la Grande Chaumiere, em Paris, no ano de 1979. Freqüentou cursos de pintura com João Rossi, na Associação Paulista de Belas Artes, com o professor Rangel , em Catanduva, e com os artistas Colette Pujol, Ana Shulz, Durval Pereira e Castellani.

De 1960 a 1979, realizou exposições no Instituto Yázigi, na Associação Brasileira de Desenho e no Salão da Alfândega, no Rio de Janeiro; Salão Paulista de Belas Artes; Salão de Sorocaba; Associação Paulista de Belas Artes e Salão do Jubileu de Prata.

De 1980 a 1989, expôs no Pavilhão da Bienal, na Mostra Cultural do Imigrantes; First Brazilian Contemporain Art, Estados Unidos; Centre International d"art Contemporaine, em Paris, França; Salão de Artes Plásticas do Carmo; Salão Nacional de Artes Plásticas; Clube Homs; Salão dos Novos, na Academia Paulista de Belas Artes; Salão da Marinha, Rio de Janeiro; 1ª Mostra de Arte Contemporânea de Lisboa, em Portugal; Salão Paulista de Belas Artes e Salão Feminino, São Paulo.

De 1990 a 2001, participou da exposição Arte Síria no Brasil, Galeria Portal; Colméia; Galpão das Artes; Galeira Katerine Rege; Museu de Arte de Goiânia; Arte ao Vivo no Centro de Negócios de São Paulo; e de uma retrospectiva individual no Espaço Promenade, no Shopping Eldorado, SP.

alesp