A geometria ondulada de Denise Prado cria soluções de caráter ilusionista

Emanuel von Lauenstein Massarani
17/08/2004 14:00

Compartilhar:

Denise Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/denise.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Meditação II<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/denise2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O automatismo psicológico não deve ser para Denise Prado - casualidade ou mera revelação do inconsciente, quanto possibilidade de um procedimento que não implica resultados "a priori", mas nasce do trabalho direto sobre a obra, por sua vez constituída num "objeto de pesquisa" que adquire valores sempre mais precisos na sua extensão de tempo e de constituição.

Resumindo uma série de procedimentos, de gestos e de fatos, Denise Prado prossegue um discurso aberto no qual cada aquarela constitui um fenômeno da série. A estrutura de sua obra não é legível através de um processo fundamentalmente mental que parte de uma percepção torcida e que, através de provocações sucessivas, consegue suscitar reações ativas, capazes de trazer à tona também, as memórias do inconsciente.

Em definitiva, sua obra testemunha uma continuidade não passiva, mas continuadamente movimentada, feita para a construção de estrutura de qualificada comunicação.

Vale salientar que a geometria ondulada presente em seus quadros não se coloca como esquema rígido e absoluto, mas se apresenta complexa e ambígua. Em conseqüência é continuadamente deformada e somente na aparência é reconduzível a uma figura sólida porque é transformada no próprio momento de sua projeção no espaço.

Na obra "Meditação II", obra doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, Denise Prado enfrenta com um cromatismo suave e progressivo também o tema espacial, e dá uma solução em sentido ilusionista que geralmente se mantém no campo da bi-dimensionalidade tão próxima a todos os artistas "geométricos".

A Artista

Denise Prado, pseudônimo artístico de Denise P. do Prado Cocozza, nasceu em São Paulo, em 1951. Formou-se em medicina pela USP e pós-graduação em artes plásticas pela Faculdade Santa Marcelina (2000 a 2002). Realizou cursos de aquarela no MUBE, com os artistas plásticos Tuneu, (1998), Paivi Tiura (1998 a 2000) e Rubens Matuck (2001 a 2002). É integrante do Núcleo de Aquarelista da Faculdade Santa Marcelina desde o ano de 2002. Ministra diariamente aulas de aquarela em atelier.

Participou das seguintes exposições coletivas: Futuros Artistas Famosos, Espaço Cultural-SP (1999); I e II Concurso de Artes Plásticas, Club Athlético Paulistano (1999/2000); Exposição Virtual de Artes Plásticas Artbiz (2000); Exposição dos Trabalhos de Finalização do Curso de Pós Graduação em Artes Plásticas, Pintura, Aquarela, Espaço Eugenie Villien (2001); 16º Mostra de Arte da Casa de Apoio da Pastoral da Saúde da Granja Viana, (2002); Primeira Mão XXIX Salão de Arte Jovem, Santos (2002); IV Salão de Ates Plásticas, Club Athlético Paulistano (2002); Exposição de Gravuras e Aquarelas do Núcleo de Aquarelistas da FASM na Associação Comercial, SP (2002); Exposição de Aquarela HSBC (2003); XVII Mostra de Arte da Granja Viana (2003); I Quadrienal Internacional de Aquarela FASM (2003); Salão e Fórum de Inovação Tecnológica Prédio Inteligente, SP (2003); V Salão de Artes Plásticas do Clube Paulistano (2003); 32º Salão Bunkyo de Arte Contemporânea (2003); Exposição "Uma Viagem de 450 Anos", SESC-SP (2004); "450 Visões de São Paulo", Eldorado-SP (2004); "Núcleo de Aquarelistas na I Quadrienal Internacional de Aquarelas FASM", Museu de São Carlos (2004); Exposição "Água Cor", SP (2004); I Salão "Petit Format", Espaço Cultural Presença da América Latina (2004).

Foi premiada com a: Medalha de Honra ao Mérito no Espaço Cultural América Latina e Menção Honrosa pela aquarela "Papoulas".

alesp