Deputada critica falta de política estadual de pesca


08/04/2009 10:59

Compartilhar:

Deputada Maria Lúcia Prandi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/PRANDIPOLITICA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está cobrando do governo do Estado a definição de uma política estadual de pesca e aquicultura. A parlamentar queixa-se da falta de uma ação consistente, sistemática e planejada que assegure o desenvolvimento e traduza a importância econômica e financeira do setor.

Em requerimento de informação que protocolou na Assembléia Legislativa, a parlamentar questiona sobre o que faz, quando se reúne e quais os avanços assegurados pelo Conselho Estadual de Pesca. "O órgão não pode ser apenas figuração. Falta transparência e não vemos ações efetivas. É como se a pesca inexistisse para o governo de São Paulo. Os únicos avanços registrados no Estado resultam de ações do governo federal, especialmente por meio de investimentos no Terminal de Pesca de Santos", enfatizou a parlamentar.

Prandi teve participação direta na luta para que o governo federal retomasse o Terminal de Pesca de Santos. "Foi uma luta histórica, sem tréguas. O terminal permaneceu por quase 20 anos arrendado à iniciativa privada. Nesse período, entrou em vertiginoso processo de sucateamento. Por pouco o equipamento não foi extinto para dar lugar a um grande supermercado", destacou Prandi.

Segundo a parlamentar, cada emprego na pesca gera nove postos de trabalho indiretos. "Esse potencial está sendo desperdiçado", afirmou, lamentando, principalmente, a falta de apoio à pequena pesca em São Paulo.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp