Autor da primeira lei de combate ao fumo elogia nova norma proibitiva
Autor da lei 11.540, de 21/11/03, que baniu a prática de fumar cigarros, charutos e cachimbos nas dependências dos órgãos públicos, o deputado Antonio Salim Curiati (PP) ficou satisfeito com a iniciativa do governador José Serra de ampliar o alcance da medida, estendendo-a a todos os ambientes de uso coletivo, público ou privado, no Estado de São Paulo.
Incansável na luta contra o tabagismo, o médico Curiati tem em seu currículo uma vida dedicada à melhoria da saúde e do bem-estar da população. "Tomamos inúmeras iniciativas nesse sentido em nossa carreira pública, promovendo os primeiros movimentos contra o cigarro através de campanhas feitas quando ocupamos a Secretaria da Promoção Social, em 1979. Quando Prefeito de São Paulo, realizamos a primeira grande ação antitabagista na cidade, com a aplicação de lei restringindo o cigarro em bares e restaurantes, enfrentando na ocasião, uma resistência ferrenha da poderosa indústria do tabaco. No ano 2000 elaboramos a lei que proíbe fumar nas dependências públicas, antecipando a decisão atual de ampliar as restrições a todos os locais de uso coletivo", relata o parlamentar.
Curiati faz questão de definir sua luta contra o tabagismo como uma batalha pela vida, sempre lembrando as doenças provocadas pelo cigarro, como o câncer, o enfisema pulmonar, a hipertensão arterial e tantas outras. "Nos estudos que fizemos ao longo dos anos percebemos que o cigarro não faz mal apenas ao fumante, mas também àquele que convive com ele. Por isso, fizemos dessa questão, em toda nossa carreira política, uma bandeira de vida."FC
ascuriati@al.sp.gov.br
Antonio Salim Curiati
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições