Autonomia orçamentária para a Baixada
As soluções metropolitanas para a Baixada Santista estão amarradas, porque a região não dispõe de autonomia orçamentária para colocar em prática ações e projetos de interesse regional. O desabafo foi feito pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), durante sabatina realizada pelo jornal A Tribuna, no dia 15/12. No encontro, a parlamentar também fez balanço de sua atuação na Assembleia Legislativa.
"Há anos defendemos que parte do Orçamento estadual seja regionalizado, de forma que a Baixada Santista conquiste autonomia para investimentos. Da forma como está hoje, tudo é debatido, mas no momento de colocar em prática há dependência do governo do Estado", enfatizou Prandi, destacando também a falta de integração e planejamento dos órgãos estaduais com interface na região.
"É o caso, por exemplo, dos transportes, onde existem duas secretarias que não se conversam e na maioria das vezes projetos de uma pasta são conflitantes com os da outra", afirmou, ressaltando a importância da integração dos vários modais de transporte coletivo e individual como forma de garantir a mobilidade urbana. "Ligações marítimas, ônibus e o tão sonhado VLT devem ser integrados. Da mesma forma que precisamos resolver os gargalos viários e ampliar a rede de ciclovias", completa.
Prandi também destacou algumas de suas importantes conquistas para a região, como a vinda do Escritório de Negócios da Petrobrás.
mlprandi@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições