Artista plástico Emanoel Araújo recebe nome de escola


30/04/2010 17:43

Compartilhar:


Sancionada pelo governador no dia 27/4, Lei Estadual 14.056/2010 denominou a Escola Estadual Parque Doroteia 2 (nome provisório), localizada na zona sul da capital paulista, de EE Artista Plástico Emanoel Alves de Araújo. Trata-se de algo inédito no Estado de São Paulo, já o ordinário é que essas homenagens sejam realizadas post mortem. A iniciativa do então projeto de lei, aprovado por unanimidade na Assembleia e confirmado pelo Executivo, foi do professor e deputado Carlos Giannazi (PSOL).

"A mais que justa homenagem ao escultor, museólogo, curador e responsável pela reestruturação e projeção internacional da Pinacoteca do Estado e criação do Museu Afrobrasileiro foi feita dentro da legislação vigente, o que permitiu que o nome de um patrono, ainda vivo, pudesse ser escolhido para "batizar" a escola", disse o deputado. É a primeira vez que uma homenagem desse tipo é feita a uma pessoa em vida, já que a totalidade dos patronos das escolas públicas são personalidades já falecidas.

"Emanoel Araújo é um dos maiores artistas plásticos do mundo e grande promotor e divulgador da arte e da cultura brasileira, sobretudo da cultura negra. Sua biografia trará uma grande contribuição pedagógica ao trabalho educacional da escola pública que recebe o seu nome", frisou Giannazi, que é membro titular da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp