Opinião - Respeito e preservação dos monumentos
Os monumentos históricos e artísticos são erigidos normalmente para a comemoração de um evento ou em homenagem a personalidades que se destacaram no mundo da política, das artes, dos esportes e outros segmentos da sociedade. Essas estruturas fazem parte da cultura e da história de um povo, de uma nação. E por isso merecem o nosso respeito e atitudes que contribuam para a preservação desses monumentos. Zelar por essas obras é praticar a cidadania.
Entretanto, não é raro presenciarmos cenas de desrespeito e até mesmo de vandalismo para com essas obras. Pessoas que escalam monumentos, retiram peças ou pedaços como "lembrança", picham e destroem. Além de promover danos ao patrimônio, colaboram para deteriorar a paisagem urbana. A meu ver, faltam a essas pessoas bom senso e educação.
Aqui mesmo, ao lado da Assembleia Legislativa, é comum vermos "turistas" escalando o Monumento às Bandeiras com o objetivo de posar para fotos, em flagrante desrespeito a essa memorável obra muito simbólica para São Paulo. Eu mesmo presenciei dias atrás cenas desse tipo.
Trata-se de um monumento executado pelo escultor italiano Victor Brecheret, em homenagem aos desbravadores Bandeirantes, inaugurado em 1954, quando das comemorações do 4º Centenário da capital paulista. É uma obra que serve de referência aos paulistanos.
Essa questão desrespeitosa é comum em todas as capitais brasileiras e outras cidades. Em São Paulo, o Poder Público está sempre às voltas com a limpeza, especialmente em razão de pichações, e restauração de monumentos, para repor a beleza e o significado dessas obras. Em alguns casos, com a repetição de atos de vandalismo, há a necessidade de cercar o monumento, isolando-o da proximidade do público e, com isso, turvando a paisagem.
Não gostaria de ver monumentos importantes de nossa São Paulo, como o Monumento às Bandeiras, circundados por altas cercas para evitar esse desrespeito. Mas se as pessoas, que são na verdade minoria, continuarem com esse comportamento, infelizmente tenho que defender a cerca e o isolamento do monumento, ainda que em prejuízo do ambiente paisagístico.
*Vitor Sapienza é deputado estadual pelo PPS, ex-presidente da Assembleia Legislativa, economista e agente fiscal de rendas aposentado.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações