Corpo musical da PM comemora 154 anos na Assembleia


14/06/2011 21:16

Compartilhar:

Comemoração dos 154 anos da criação do Corpo Musical da PM<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/SolBandaPMzed2679.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene comemora os 154 anos da criação do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/SolBandaPMzed2703nomeada.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/SolBandaPMzed2574.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/SolBandaPMzed2714.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Edson Ferrarini (PTB), foi realizada nesta segunda-feira, 13/6, sessão solene para comemorar os 154 anos da criação do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Criado em 7 de abril de 1857, o corpo musical iniciou suas atividades com apenas 17 músicos e um sargento mestre, e tinha como missão o entretenimento às praças aquarteladas. Ao longo dos anos, a banda deixou de entreter apenas a tropa, iniciando seu trabalho junto à comunidade paulistana. O crescer contínuo da cidade fez com que as grandes obras, tais como a do viaduto do Chá, a avenida Paulista e o Teatro Municipal tivessem a participação da banda em sua inauguração.

Atualmente, o Corpo Musical tem 160 músicos e faz apresentações em solenidades civis e militares, levando a música para aproximadamente um milhão de pessoas ao ano.

O Corpo Musical representa a corporação nos mais diversos setores da sociedade, divulgando a cultura através da sublime arte da música, abrilhantando eventos cívico-militares. É composto por uma banda sinfônica, por duas seções de banda, por um coral masculino, por uma camerata e por uma jazz band.

Durante a solenidade, houve apresentação de diversas configurações da banda nas apresentações de chorinhos, dobrados e canções populares, sempre muito aplaudidas. Ferrarini parabenizou os músicos pela qualidade da música que executam e por atuarem também no patrulhamento das ruas e lembrou que a PM de São Paulo conseguiu reduzir o número de mortes no Estado, atingindo níveis aceitáveis pela ONU.

Compuseram a mesa coordenadora do evento, além do presidente Ferrarini, o comandante da PM Álvaro Batista Camilo, o subcomandante Danilo Antão Fernandes, o coronel Cláudio Antônio Rissotto e o major Renato Maximiano da Silva. Ao final da solenidade, a escritora Cleusa Badanai autografou o livro Cidadão Policial, de sua autoria.

alesp