Conpaz debate energia nuclear e proibição de armas de brinquedo


18/10/2011 21:00

Compartilhar:

Reunião do Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/ConmpazJAT8743.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz (Conpaz), reuniu-se nesta terça-feira, 18/10, para discutir a proibição da instalação de usinas nucleares no Estado de São Paulo e de fabricação e comercialização de armas de brinquedo.

No evento, que contou com a presença dos deputados Baleia Rossi (PSDB) e Hamilton Pereira (PT) e de instituições ligadas à cultura de paz, foi destacado que, tendo em vista o desastre nuclear ocorrido em março deste ano no Japão, várias nações têm revisto sua posição em relação a este tipo de energia. Baleia Rossi afirmou que pretende levar o tema à próxima reunião do Colégio de Líderes: "Assumo o compromisso de levar ao Colégio de Líderes o projeto que trata da proibição das usinas nucleares em nosso Estado. São Paulo precisa ser pioneiro nesta matéria".

Sobre a proibição de fabricação e comercialização de armas de brinquedos, medida que tornou-se lei no município de Londrina, Hamilton Pereira disse que o Conpaz tem de estar preparado para fazer um grande debate, incluindo audiências públicas em várias cidades do interior, no sentido de mobilizar a sociedade, já que "vamos mexer com interesses do poder econômico".

alesp