Rede Legislativa tem 59 novos canais de tevê digital

Progressivamente, os municípios paulistas terão programação em sinal digital aberto e gratuito
15/03/2012 20:45

Compartilhar:

Rose de Freitas e Paulo Bernardo no ato de assinatura que autoriza a operação de 59 novos canais digitais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/TVDIGITALastral3dentro.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Bernardo, ministro das Comunicações<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/TVDIGITALastral2capa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, autorizou nesta quarta-feira, 14/3, a operação de 59 novos canais digitais pela TV Câmara. Com a medida, a Rede Legislativa " formada pela TV Câmara, TV Senado e tevês das assembleias estaduais e das câmaras municipais " poderá transmitir sua programação em sinal digital aberto e gratuito em dezenas de capitais e em cidades do interior dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais, graças à multiprogramação, possibilidade técnica que permite dividir o mesmo canal público em quatro. Para o efetivo funcionamento da Rede, é necessário ainda acordo técnico entre as entidades.

De acordo com o ministro, os 59 novos canais vão possibilitar que mais da metade da população brasileira acompanhe o trabalho do Legislativo na tevê aberta. "É um passo extraordinário para consolidar a TV Câmara e para consolidar a democracia", disse. "A Câmara quer e deve prestar conta de seus trabalhos à população, e a população quer saber o que o seu deputado está fazendo", complementou.



Fortalecimento da democracia



"Estamos fortalecendo a democracia por meio da informação", afirmou a 1ª vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB/ES). Para ela, fazer chegar aos Estados e aos municípios informações sobre os trabalhos da Câmara, além de fortalecer a democracia no país, ajuda a educar a população brasileira.

O 1º secretário da Câmara, deputado Eduardo Gomes (PSDB/TO), também ressaltou que a TV Câmara é um importante instrumento da democracia brasileira, pois possibilita à população acompanhar a atuação dos deputados. Ele destacou ainda a programação cultural de qualidade da emissora. Segundo o parlamentar, mais de 200 canais já foram solicitados pela TV Câmara ao ministério.

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Eduardo Azeredo (PSDB/MG), afirmou que há uma forte demanda da população brasileira por serviços de comunicação. "A iniciativa representa um grande avanço para a democratização, especialmente em Minas Gerais", disse.



Início das transmissões



A implantação da Rede Legislativa de TV Digital seguirá o seguinte cronograma: Ribeirão Preto, Barretos e Jaú, março de 2012; Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte, abril de 2012; Palmas, Goiânia, Cuiabá e Vitória, agosto de 2012. Também no primeiro semestre, está prevista a inauguração de operações da TV em Lavras, Sete Lagoas, Pouso Alegre, Jacareí, Bauru, São Carlos, Tupã, Campinas e Ourinhos.



Novos convênios



Ainda em março, deverão ser assinados acordos de cooperação técnica com as câmaras municipais das seguintes cidades mineiras: Divinópolis, Montes Claros, Uberlândia e Uberaba.

O acordo também será assinado com os seguintes municípios paulistas: Santos, Guarujá, Valinhos, Sorocaba, Presidente Prudente, Americana, Araras, Bragança Paulista, Atibaia, Votorantim, Franca, Araraquara, Limeira, São José do Rio Preto, São Carlos, Praia Grande, Piracicaba, Penápolis, Mogi das Cruzes, Jundiaí, Itu, Cubatão, Marília, Caraguatatuba, Botucatu e Assis.

O diretor do Departamento de Comunicação da Assembleia de São Paulo, Antonio Rudnei Denardi, esteve presente no evento.

alesp

Av. Pedro Alvares Cabral, 201 São Paulo · CEP 04097-900 · PABX 3886-6000