Perfil partidário atual resulta de mudanças e extinção de bancadas


07/10/2005 19:21

Compartilhar:

Solenidade de posse da atual Legislatura em 15 de março de 2003 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/posse 2003B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mudança da deputada Maria Almeida para o PFL extinguiu bancada do PTN <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Maria Almeida.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A legislação eleitoral brasileira (Lei 9.504/97) obriga os candidatos a estarem filiados ao mesmo partido há pelo menos um ano, para que possam disputar uma vaga de representante da população. Por isso, encerrou-se no dia 30 de setembro o prazo para mudanças partidárias daqueles que concorrerão às eleições proporcionais e majoritárias de 2006, quando serão eleitos os ocupantes de mandatos estaduais e federais.

Essa limitação legal dá início a um período de relativa acomodação partidária. Como a Assembléia Legislativa paulista tem apresentado índices de reeleição superiores a 50%, a configuração partidária atual pode dar algumas pistas sobre o Parlamento que se desenha para a próxima legislatura, a ser eleita em 2006 e empossada em março de 2007. Veja a seguir uma comparação entre as bancadas que tomaram posse em 2003 e o quadro atual.

PT " O Partido dos Trabalhadores tinha a maior bancada em 2003, com 22 deputados. Continua com o maior número de representantes: 22. A única mudança ficou por conta do deputado Mauro Menuchi, que se transferiu para o PSB.

PSDB " A segunda maior bancada tinha 18 deputados e hoje tem 22. Passou a contar com Havanir Nimtz (ex-Prona), Orlando Morando (ex-PSB e ex-PL), Rosmary Corrêa (ex-PMDB) e Roque Barbiere (ex-PTB). Perdeu Geraldo "Bispo Gê" Tenuta, que foi para o PTB e agora está no PFL; por outro lado, ganhou a adesão de Wagner Salustiano, egresso do PP.

PP " Ainda sob a sigla PPB, o partido viu sete dos seus deputados serem empossados em 2003. Hoje tem apenas dois. Além de Salustiano, atualmente no PSDB, as mudanças são: Aldo Demarchi e Gilson de Souza, que foram para o PFL; Ubiratan Guimarães e Conte Lopes, agora no PTB. O deputado Edson Gomes, que havia deixado a legenda, retornou a ela.

PTB " Dos seis deputados que tinha em 15 de março de 2003, o PTB perdeu, recentemente, o deputado Roque Barbiere e, em outubro de 2003, Adilson Rossi, que deixou o Parlamento em razão de um recálculo feito pelo TRE que reduziu o número de votos da coligação da qual ele fazia parte. Em seu lugar foi empossado Jonas Donizette, do PSB. Engrossaram a bancada do PTB, além de Ubiratan Guimarães e Conte Lopes, vindos do PP, os deputados Waldir Agnello (ex-PSB) e Marcelo Bueno (ex-PDT). Atualmente a bancada é composta por oito parlamentares.

PFL " O PFL quase duplicou sua bancada, passando de seis para dez parlamentares. Os seis deputados que tomaram posse em março de 2003 continuam no partido (Milton Vieira mudou para o PSL, mas retornou ao PFL). E a eles se somaram, além de Demarchi, Gilson de Souza, Bispo Gê e a deputada Maria Almeida, que saiu do PTN.

PV " Com cinco deputados empossados em 2003, o PV mantém o mesmo número de parlamentares. Saiu do partido Luís Carlos Gondim, que foi para o PTB, depois para o PL e hoje está no PPS. O equilíbrio se manteve com o deputado Paulo Sérgio, vindo do Prona.

PPS " O número de integrantes da bancada se mantém em cinco. À entrada de Luís Carlos Gondim contrapôs-se à saída de Romeu Tuma, que foi para o PMDB.

PSB " O número de deputados socialistas caiu de cinco para quatro. Além de Morando e Agnello, perdeu Rafael Silva, que foi para o PL e depois para o PDT. A bancada ganhou Jonas Donizette, que assumiu na vaga do petebista Adilson Rossi e Mauro Menuchi, que deixou o PT.

PMDB " O partido mantém bancada de quatro deputados: saiu Rosmary Corrêa e entrou Romeu Tuma.

PDT " A bancada pedetista cresceu de quatro para seis parlamentares. O único que trocou de partido foi Marcelo Bueno. Entraram no PDT, além de Rafael Silva, os deputados José Bittencourt (ex-PGT e ex-PTB) e Zuza Abdul Massih (era o único representante do PRP, cuja bancada ficou extinta).

PCdoB " Não houve mudança de número (dois) nem de deputados na bancada comunista.

PL " Também o Partido Liberal manteve seus dois deputados.

Bancadas extintas " Não há mais bancada do Prona, que tinha quatro deputados. Além de Havanir e Paulo Sérgio, trocaram de legenda Adilson Barroso (que primeiro foi para o PTB e hoje está no PSC) e Said Mourad (que ingressou no PFL e depois no PSC). A Assembléia Legislativa também não tem mais representantes do PTN, do PGT e do PRP.

Nova bancada " O PSC, que não tinha eleito nenhum deputado para a legislatura 2003/2007, agora tem em suas fileiras Adilson Barroso e Said Mourad.

alesp